Ensino a distância - EAD Modalidade Educacional de Aprendizagem - EAD

Resumo: O presente artigo científico tem a apresentação dos elementos considerados primordiais para o entendimento da modalidade educacional de aprendizagem - EAD.

Com o avanço da tecnologia a atuação e interação de diferentes componentes com o objetivo de ensinar foram focadas para um processo educacional com distanciamento físico de aluno-professor, porém com mais intensidade na participação.

A organização, disciplina e utilização do material didático por parte do aluno são fundamentais.

Palavras-chave: Educação a Distância - Tecnologia – aprendizagem- conhecimento

1. Introdução

Este tema esta presente no contexto do ensino de uma forma global. Cada vez mais, esta sendo adotada nas Instituições de Ensino e nas Organizações a modalidade de aprendizagem pelo método EAD.

A Secretaria de Educação a Distância do MEC realiza projetos que integram diferentes tecnologias na formação de educadores, buscando convergências entre as mídias.

A Universidade de Harvard e Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) As duas principais instituições superiores dos Estados Unidos – Universidade de Harvard e Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) criaram o EDX, uma plataforma de cursos abertos que já conta com 800 mil alunos inscritos, sendo 23 mil brasileiros.

Desde 2005, o CIEE registra ótimo aproveitamento dos cursos online que oferece para capacitação de jovens com vistas a um melhor rendimento nos programas de estágio e aprendizagem e na própria inserção no mercado de trabalho.

Quando os alunos estão em cursos EAD contemplam com a possibilidade de um desafio muito relevante da criação de ambientes virtuais de aprendizagem, em que os alunos desta modalidade de ensino podem trocar experiências com profissionais de um envolvimento global. Ou seja, podemos mencionar que eles estão conectados no mundo acadêmico e profissional sem fronteiras.

2. Processo Educacional

Na atual conjuntura, o processo educacional está sendo mediado por novas plataformas e tecnologias que direcionam para a autoaprendizagem.

Enquadramos o ensino numa visão global, pois esta sendo mediado por novas plataformas e tecnologias que direcionam para autoaprendizagem.

O professor precisa estar preparado para resolver as dificuldades dos alunos sem o contato visual que pode balizar a sua atitude e as suas decisões.

O professor é responsável pela pesquisa, concepção e elaboração do conteúdo.

Segundo Garvin (2003), o papel do professor é fundamental, porém professores são os especialistas; seu papel é entregar conteúdo, comunicar mensagens claras e instilar maneiras melhores de trabalhar.

O processo educacional para atingir seus objetivos através do uso da tecnologia é focado de uma trilha de aprendizagem diferente. A necessidade da transferência de conhecimento, sendo que os alunos precisam aprender a aprender através da tecnologia e os conteúdos pelos quais os professores são responsáveis pela integração e aproveitamento do mesmo.

Precisamos ter o conceito de uso de tecnologia eletrônica voltado para o conceito da implantação de métodos pedagógicos com mediação eletrônica.

3. Integração - Conhecimento x Tecnologia

Os primeiros computadores eram extremamente ofertados no mercado com valores expressivos e também muito escassos.

Atualmente, não existe problema de escassez, mas ainda para certo público esta tecnologia não esta ao alcance.

As Universidades que fizeram parte do grande avanço na utilização dos processos de tecnologia avançada foram; a Universidade da Califórnia em Los Angeles, do Stanford Research Institute, da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara e na Universidade de Utah.

Segundo Pinho (2000), as novas tecnologias então no mercado oriundo de grandes transformações na sociedade, envolvendo hábitos de trabalho e aprendizado de uma natureza diferenciada.

Na forma de ensino o uso das novas tecnologias na educação despertou em curto espaço de tempo uma revolução entre os fatores humanos da sala de aula.

Uma vez que o professor conta com a disposição para ministrar as suas aulas de computadores, tablets e lousas digitais, as possibilidades didáticas se multiplicam e também se expandem os limites do aprendizado. Mas é importante que esse novo recurso seja de fato inovador na prática direta da sala de aula.

Os estudantes precisam ser instruídos a interagir com o conteúdo e precisam estar preparados para aprender com a ajuda dos meios eletrônicos.

Estudiosos da aprendizagem expressam a manifestação para os executivos das organizações que tem valia para nossos professores que estão plena atividade profissional com tecnologias mais avançadas.

Quando organizações e sociedades são jovens, são flexíveis, fluidas e ainda não paralisadas pela especialização rígida, dispostas a tentar de tudo pelo menos uma vez, à medida que a organização ou a sociedade envelhece, a vitalidade diminui, a flexibilidade dá lugar à rigidez, a criatividade esvanece e há uma perda da capacidade de enfrentar desafios de direções futuras. (Garvin. 2003, pg. 207)

Este novo modo de estudar, apesar de bastante familiarizado, ainda apresenta dificuldades de formas de conhecimentos através de tecnologias.

O professor de engenharia Anant Argawal dá aula ao mesmo tempo para 150 mil alunos espalhados pelo mundo. Isso porque ele comanda uma experiência que junta Harvard e MIT, entre outras instituições de excelência, numa plataforma de ensino a distância, batizada de EDX.

4. Desafios da aprendizagem em ação – EAD

Há pessoas com dificuldade de se adaptarem a inovações.

Promover o acesso de alunos de qualquer lugar a um ensino de qualidade. Mesmo aqueles que moram nas regiões mais remotas, se tiverem acesso à internet, podem acompanhar as aulas com o mesmo conteúdo daqueles que estão nas grandes metrópoles.

Outro grande desafio a ser considerado é fidelizar o aluno, pois o contato virtual dificulta esta questão.

O distanciamento entre o professor e o aluno ainda são muito criticados pela falta de calor humano e oportunidade de trocar ideias de uma pessoal.

O aluno para alcançar resultados satisfatórios precisa disciplina e organização, quem não desenvolver um método eficaz para o aprendizado, não obterá bons resultados.

Uma das grandes preocupações dos responsáveis pela educação pela modalidade de EAD está na decisão de quem vai produzir os materiais, pois a qualidade dos mesmos é fundamental para a evolução da aprendizagem do aluno.

5. Conclusão

Cada vez mais aprenderemos em qualquer lugar e qualquer hora, numa interação que depende da montagem de redes de conhecimento não presenciais, mas virtuais.

Os especialistas em educação à distância consideram que atuais gerações de alunos cresceram nas redes sociais, enviando mensagens e batendo papos virtuais e, por isso, sentem-se confortáveis para receber os conhecimentos via web.

Na medida em que a evolução tecnológica foi chegando à capacidade de utilização no ensino da mesma foi se tornando mais evidente.

A educação à distância é mais um recurso que favorece aqueles que têm dificuldade de locomoção, de tempo ou moram longe dos grandes centros. Esta modalidade de ensino esta sendo adotada por alunos das mais diferentes idades.

6. Referências Bibliográficas

CASTILHOS, Ricardo. Ensino a Distância EAD Interatividade e Método. São Paulo. Atlas, 2011.
COLMER, Douglas E. Redes de Computadores e Internet. Porto Alegre. Bookmann. 2009
GARVIN, David. A. Aprendizagem em Ação. Rio de Janeiro. Qualitymark. 2003.
PINHO, J.B. Publicidade e Vendas na Internet. São Paulo. Summus Editorial. 2000.
PRETI, Orestes. Educação a Distância. Cuiabá. Edo UFMT. 2010

Adm. Nadir Becker