PREVIDÊNCIA - Um planejamento de longo prazo

O sistema de previdência surgiu na Alemanha, no final do século XIX. O chanceler Otto Von Bismarck, 1883, estabeleceu um seguro-doença, obrigatório. O sistema era financiado pelo empregado e empregador, tendo como objetivo protegê-los contra doenças. Mais tarde, em 1889, estendeu o benefício aos trabalhadores que atingissem os 70 anos de idade. Rapidamente o sistema se espalhou pela Europa. Já nos Estados Unidos, o movimento de previdência iniciou na mesma época, mas somente depois da Crise de 1929 (Grande Depressão), quando muitos trabalhadores com idade avançada ficaram desempregados, é que despertou a consciência pública da necessidade de garantir uma aposentadoria para aqueles que atingissem essa idade.

No Brasil, o marco da previdência foi o Decreto Federal n° 4.682, de 24 de janeiro de 1923, conhecido como Elói Chaves (seu autor), o qual determinou a criação de uma Caixa de Aposentadoria e Pensões para os empregados de cada empresa ferroviária, embora já existisse o Decreto Federal n° 9.912-A, de 26 de março de 1888, que regulamentava o direito à aposentadoria ordinária para os empregados dos Correios que atingissem os 60 anos de idade e contassem com trinta anos de serviço. Transcorridos mais de cento e vinte anos, o tema previdência continua sendo um dos maiores desafios do Brasil e do mundo.

....


Para ler a íntegra acesse aqui o arquivo PDF (669 Kb)


Matéria publicada na Revista da Astec
Edição 39 - Dezembro 2016 - Páginas 14 a 17

Renan Aguiar - Previmpa, administrador CRA/RS n° 32.885, especialização em Theory and Operation of a Modern National Economy pela George Washington University, em Washington/DC e em Gestão Pública pela UFRGS. No Previmpa foi presidente do Conselho de Administração em 2015 e atualmente é Vice-Presidente e membro do Comitê de Investimentos. Mentor do Programa de Mentoring da ESPM/SUL e membro da Câmara de Gestão Pública do CRA/RS