A excelência organizacional baseada nos critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade

A conquista da excelência organizacional ocorre quando há constância de propósitos e quando as competências organizacionais encontram-se mobilizadas e focadas nos princípios e fundamentos norteadores da organização.

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) fornece elementos para estruturação de um modelo de gestão baseado em fundamentos e requisitos reconhecidos internacionalmente.

São 8 os critérios de excelência propostos no MEG:
Liderança (examina a governança da organização);
Estratégias e Planos (avalia o processo de formulação e implementação das estratégias);
Clientes (examina como é segmentado o mercado e como são identificadas e tratadas as necessidades e expectativas do cliente e mercado);
Sociedade (analisa o cumprimento da responsabilidade social);
Informações e Conhecimento (examina a gestão da informação e do conhecimento);
Pessoas (avalia os processos de trabalho, incluindo as atividades de seleção e contratação, treinamento e desenvolvimento e a promoção da qualidade de vida);
Processos (verifica a identificação, gestão, análise e melhoria dos processos principais e de apoio ao negócio);
Resultados (examina os resultados relevantes da organização).

A implementação dos critérios de excelência desdobrados em práticas de gestão proporciona às organizações: desenvolvimento da visão sistêmica, melhoria do desempenho, foco em resultados planejados, uniformidade de comunicação gerencial, comprometimento e cooperação das pessoas, clareza dos pontos fortes e oportunidades para melhoria, confiança das partes interessadas na administração, entre outras.

Além disso, estudos comprovam que a adoção destes critérios através de um modelo de gestão bem estruturado confere às organizações sucesso econômico sustentável e desempenho superior em faturamento e margem de lucro.
 

Por Vanessa Santos,
Administradora que atua como gerente de QSMS
na Empresa Ultrateste Inspeções Técnicas