Como não perder a vaga de seus sonhos

A tão sonhada hora chegou, como devo portar-me para não desperdiçar a oportunidade que poderá ser a grande chance da minha vida? Um bom currículo pode ajudar a conquistar a vaga dos seus sonhos, mas existem outros requisitos também importantes: a parte emocional e comportamental.

Inicio destacando que no momento do recrutamento é bom saber um pouco sobre a empresa que o recrutou, quanto tempo tem de existência, algum trabalho que tenha se destacado, enfim, toda a informação poderá ser válida.

 Dê preferência para trajes sóbrios, nada de bonés, tênis.

A educação conta para todo o momento e lugar, saiba ouvir! Sobretudo numa dinâmica de grupo, com isso, ficará mais fácil de entender a proposta e o ajudará a organizar suas ideias, tendo base para sustentá-las e expondo-se somente o necessário. É bom lembrar que nesta categoria de seleção destaca-se a criatividade, liderança ou colaboração.
A entrevista é o processo mais importante, dará a chance de esclarecer o que o seu currículo diz. Seja objetivo nas respostas, cite fatos relacionados  a  última empresa, se apresentou alguma ideia que tenha contribuído para a organização e o que aprendeu com ela.

O entrevistador poderá questioná-lo sobre seus pontos fracos, situações difíceis que enfrentou e como lidou com estas. Não tenha medo que reconhecer suas limitações, mas o que esta fazendo para minimizá-las e trabalhá-las.

A entrevista não acaba na despedida. No dia seguinte envie um e-mail ou mensagem ao selecionador, agradecendo a oportunidade, isso acaba marcando o seu nome e pode servir como  diferencial.

Manter um bom relacionamento pessoal  faz a diferença, amigos e conhecidos são os melhores indicadores, pois têm mais informações confiáveis sobre o candidato do que o currículo possa transmitir.

Se você foi autêntico, não mentiu, nem exagerou e mesmo assim, você não conseguiu a vaga, não significa que você não serve para aquela organização, talvez aquela organização não sirva para você.

Por Fabiano Santos da Silva
Administrador CRA-RS 37490
Formado em Administração pela Unitins. MBA em Gestão de Pessoas pelo IPA.