Um profissional

Indago-me muitas vezes: o que é trabalhar pela profissão?

É participar de associações?

É participar de Conselhos profissionais?

É participar dos respectivos Sindicatos?

É ser professor universitário?

Bem, acredito eu que de todas as formas é participar para o engrandecimento profissional.
Claro que cada um vai procurar se engajar onde lhe é mais familiar. O importante é levarmos em consideração que todos os profissionais devem, de uma maneira ou outra, participar a fim de que as profissões possam cada vez mais ser importante para a sociedade.

A participação não é mais importante neste ou naquele setor. Alguns profissionais acham que onde estão participando é o local mais importante. Isto, na minha opinião, não é verdadeiro.
Eu acredito que o primeiro grande passo para a valorização profissional é ser um professor. É nesta modalidade que o profissional, de qualquer área, vai ter oportunidade de mostrar aos alunos o que é ser profissional. Dos bancos escolares é que surgem os grandes líderes.

Muitos, após a formatura, ou mesmo liderando as comissões de formandos ou mesmo participando dos Centros acadêmicos, mostram suas qualidades de liderança profissional. O grande laboratório é a época dos cursos universitários.. Ali, muitas vezes, se observa o valor de um bom profissional. Claro está, que muitos só vão se dar conta destes momentos vividos junto a uma faculdade após o recebimento do tão almejado “canudo”.

Por derradeiro devo dizer que de tudo isso falado anteriormente, o importante é pensarmos sempre que é necessário trabalhar pela profissão. Para isso cada vez mais necessitamos valorizar o estudo-aprendizado e que todo o associativismo deve abrir as portas para divulgação do que é realizado nas salas de aula.

Algumas “ditas” lideranças de classe não acreditam, mas ali está o embrião de tudo. E estas “ditas” lideranças de classe esquecem que já passaram pelos bancos escolares.

Por Adm. David Iasnogrodski, engenheiro, escritor e professor, integrante do corpo docente das Faculdades São Judas Tadeu