CMA-CRA-RS PARTICIPA DO VI ENCONTRO NACIONAL DE ARBITRAGEM E MEDIAÇÃO
29/05/2014

CMA-CRA-RS PARTICIPA DO VI ENCONTRO NACIONAL DE ARBITRAGEM E MEDIAÇÃO

Câmara de Mediação e Arbitragem


Nos dias 29 e 30 de maio, aconteceu em Recife-PE, promovido pelo CONIMA e Centro de Arbitragem e Mediação – CAM-CCBC, o VI Encontro Nacional de Arbitragem e Mediação - Convivência e Antagonismo.

Participaram do evento o Presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem do CRA-RS, Adm. Hermes Luís Machado, o conselheiro do CRA-SP Luiz Carlos Marques Ricardo e o Adm.  Gilberto Zereu, Presidente do PARCONIMA e conselheiro da CMA-CRA-RS. Muitos assuntos foram tratados no evento tais como: A utilização da Mediação no curso da Arbitragem, Provas e Confidencialidade na Mediação e Arbitragem, Mediação Familiar e em Empresas Familiares, Marco Legal da Mediação.

O foco da abertura foi a homenagem prestada ao Dr. Petrônio Muniz e ao ex Senador Marco Maciel, ocasião em que foi entregue aos presentes a reimpressão, patrocinada pelo CONIMA, do livro “OPERAÇÃO ARBITER” - A história da Lei Federal 9.307/96 e placas personalizadas aos patronos da arbitragem no Brasil, os pernambucanos Dr. Petrônio Muniz e o ex-senador Marco Maciel. O encontro foi focado praticamente, em sua totalidade, no instituto da Mediação, haja vista que a grande maioria dos palestrantes citaram diversas reflexões sobre a redação do Projeto de Lei 7169-2014, no momento em análise pela Câmara dos Deputados. A  opinião  geral é de que a Mediação não aceita cativeiro, ou seja  não pode ficar dentro do Poder Judiciário, relatou Hermes. Já o Adm. Gilberto Zereu destacou que realmente devemos estar vigilantes com as alterações propostas ao PL do Senado Federal, pois corremos o risco da Mediação cair no descrédito.