CRA-RS PROMOVE CRA-RS RECEBE - LEAN HEALTHCARE
10/11/2021

CRA-RS PROMOVE CRA-RS RECEBE - LEAN HEALTHCARE

Em outubro, foi realizado o CRA-RS Recebe on-line, Lean healthcare, promovido pela Câmara de Administração de Saúde (CESAÚDE) do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS). Uma oportunidade para debater metodologias de gestão, ferramentas e cases na área da saúde. A Coordenadora da Câmara, Adm. Márcia Valéria Borba Brasil realizou a abertura do evento, que contou com a mediação da Adm. Andréa Prestes, e os palestrantes Marco Saavedra Bravo e Rui Cortes.

Durante o encontro, muito se falou sobre o conceito e a prática das ferramentas do Lean, que já são comuns no meio industrial. Porém, a filosofia Lean (embasada em gestão para melhoria de processos, fundamentada em tempo e valor), quando aplicada em hospitais — algo relativamente novo, principalmente no Brasil —, pode assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado.

Quando se fala sobre Lean em hospitais, o grande objetivo é trazer mais qualidade aos pacientes pela redução de erros e tempo de espera, e ainda implementar uma rotina de atendimentos uniformizada. Nesta, a equipe trabalha em sincronia e com agilidade.

A metodologia Lean utiliza alguns princípios e técnicas operacionais, buscando sempre reduzir o desperdício de recursos, gerar a melhoria da qualidade e a maximização do valor entregue ao cliente. As ações se baseiam principalmente na redução de sete desperdícios: falta de qualidade, espera, estoques, movimentação, transporte, processos desnecessários e superprodução.

O Lean possui um formato diferente no que tange à redução de custos, uma vez que o objetivo principal é a melhora na qualidade do serviço e o entendimento de que a redução de custos é uma consequência. Outro diferencial é o envolvimento de todos no processo de mudança, da diretoria à pessoa responsável pela limpeza. Cada colaborador é incentivado a olhar para o seu dia a dia e encontrar possíveis melhorias no seu processo e setor, sem a necessidade de esperar pessoas externas dizerem o que deve ser feito.

De acordo com o palestrante Marco Saavedra — que possui o projeto Lean nas Emergências, o qual visa reduzir a superlotação de hospitais públicos —, “por meio de estratégias como definir/mensurar, analisar, executar e controlar todas as etapas do projeto, é possível implementar melhorias para garantir agilidade e eficiência nos processos e conquistar resultados surpreendentes”.

Rui Cortes, fundador da Lean Health Portugal e consultor de vários hospitais, pontuou que “ao aumentarmos gradativamente a metodologia Lean nos hospitais, é possível reduzir significativamente situações como superlotação e desperdício de recursos por diversas entidades. Além disso, torna-se uma alternativa para identificar gargalos importantes no gerenciamento dos hospitais e contribuir para a criação de novos hábitos de toda a equipe”.

O evento foi um momento rico de troca de experiências e interação entre os participantes. Estes puderam debater o tema e fazer suas considerações finais.

Se você não pôde participar e ficou interessado pelo assunto, o CRA-RS Recebe - Lean healthcare está disponível on-line, na íntegra. Acesse o link. 

Clique Aqui