DEPOIMENTOS - CMA-CRA-RS COMPLETA 10 ANOS
08/03/2014

DEPOIMENTOS - CMA-CRA-RS COMPLETA 10 ANOS

Câmara de Mediação e Arbitragem


Adm. Gilberto Zereu
CRA-RS 1276


UMA DÉCADA DA CÂMARA DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DO CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL (CMA-CRA-RS)

Em abril de 2003 foi criado no CRA-RS um grupo de estudos para transmitir aos Administradores a importância da utilização dos Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias. O grupo formado por sete Administradores iniciou os trabalhos, todavia as dificuldades eram tantas que pouco a pouco foi se desmobilizando.

Mas os trabalhos continuaram até que pela Resolução CRA/RS Nº 003, de 08 de Março de 2004 foi criada a CMA-CRA-RS como um órgão do CRA-RS.

A partir daí foi acionado o CFA para firmar convênios nacionais, associações e promoção de cursos de capacitação no âmbito Estadual e Federal.

Os Administradores, em particular os registrados no CRA-RS passaram a ser reconhecidos, nacionalmente, como operadores dos institutos da mediação, conciliação e arbitragem, posição contestada por outras categorias profissionais que, de forma errônea, entendiam ser os únicos com nível técnico para operar os Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias (MESCs).

O uso dos MESCs encontrou no Brasil e na força de um grupo de Administradores, registrados no CRA-RS, o suporte necessário para se firmarem como meios adequados para a solução extrajudicial de conflitos, assumindo papel relevante entre as alternativas para a modernização de nosso sistema de prestação jurisdicional.

A arbitragem, a mediação e a conciliação oferecem uma série de vantagens em confronto com o nosso sistema judicial, entre as quais o sigilo ou confidencialidade de seus procedimentos; o custo geralmente menor que o Processo Judicial; maior flexibilidade e a quase inexistência de aspectos burocráticos e desgaste emocional, tudo possibilitando maior celeridade. O prazo de duração dos procedimentos é convencionado pelas partes em conflito, diferentemente dos Processos Judiciais que muitas vezes, se arrastam por dezenas de anos.

Concluindo esta homenagem, pelos 10 anos de existência da CMA-CRA-RS,
meu coração se divide em vários sentimentos distintos, um dos quais é o orgulho de ter participado, juntamente com os colegas que se empenharam e se empenham nessa verdadeira batalha de divulgação, esclarecimento e consolidação dos Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias no seio de nossa categoria profissional.

______________________________________________________________________
 

Adm. Gisele Weisheimer
CRA-RS 6499

Ter e estar participando da construção e crescimento da CMA CRA/RS é motivo de plena alegria e satisfação profissional. O embrião da Câmara germinou, cresceu e posicionou-me no cenário nacional com destaque e respeito junto aos seus pares. Desafios e superação são sua marca registrada e desejo um brilho ainda maior na próxima década. Parabéns ao CRA/RS pela iniciativa e apoio durante esses 10 anos e aos colegas administradores que continuam a empenhar o seu melhor para o engrandecimento da CMA.

________________________________________________________________________

Adm. Adão Flávio Indrusiak da Rosa

CRA-RS 0064

E o tempo passou, lembro do reclame da newsletter, sobre o curso de Mediador e Arbitro que iria acontecer. Me inscrevi, eram muitos querendo fazer o curso, destes, alguns ainda estão na Câmara. Após o curso, foi difícil acompanhar pois trabalhava em outra cidade. Mas aos pouco fui me organizando e consegui ir em frente. Acreditem, valeu....e continua valendo o esforço.

Haviam outros colegas que já vinham algum tempo trabalhando no sentido de organizar nossa querida CMA. Tiveram dissabores, tristezas mas chegaram lá....graças as suas persistências e boa vontade de lutar por alguma coisa que acreditavam mesmo, as vezes muito criticados por outros que são na verdade extremamente negativos, conseguiram, mostraram que com muita confiança em si e em seus pares é possível.

Muitos ficaram pelo caminho neste tempo, que não para , nos envelhece, fortalece, ensina, nos da conhecimentos , dobra nossos entendimentos, melhora nossa convivência, aprendido no curso, usado na vida, tanto profissional como pessoal. Temos tantos exemplos, tantos nomes, mas, o que interessa são as ações e destas todos lembram com saudades...acreditando para sempre que foi bom....não...... foi ótimo.

Era o Guájuviras, o São Judas, palestras, viagens pelo interior, caravana para Uruguai, oficinas...bah...as oficinas, nossos cursos que na verdade foram laboratórios,continuam sendo, essas vivências nos moldaram. A partir, destas ações muitos se integraram na Câmara, essa foi e acredito sempre será a maneira de arrebanhar novos componentes....como foi bom.

Novos desafios, desempenhando nosso conhecimento em outras organizações do gênero, sem nunca esquecer nossas origens e profissões....sempre acreditando que nossos MESCs, serão na verdade a justiça de amanhã....que cada dia está mais próxima, mais palpável e realizável.

Os ovos que foram colocados no ninho, tiveram proteção, acolhimento, confiança, respeito e eclodiram com segurança, cresceram robustos, dispostos e inteligentes ao ponto de chegarem onde estão chegando. A semente que é cultivada com a supervisão do olho do dono, cresce e da muitos e bons frutos...Essa é a nossa Câmara de Mediação e Arbitragem do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul.....Obrigado a todos.


____________________________________________________________________________________

Adm. Hermes Luís Machado
CRA-RS 19411

 

Ingressei nessa luta de disseminação e divulgação dos MESCs em maio de 2005, quando o CRA-RS realizou o primeiro Curso de Capacitação em Mediação e Arbitragem. Da turma de 50 alunos, formou-se um grupo de trabalho com o fim de estruturar a Câmara de Mediação e Arbitragem. Todos muitos novatos no assunto, mas com energia de tornar um sonho em realidade. Criamos desde o logotipo da câmara até artigos em revistas que tratam dos temas. Chegamos ao ponto de escrevermos uma Antologia intitulada Multiplicadores de um Sonho. Não tenho como elencar os agradecimentos a todos envolvidos nessa construção, pois são muitos, desde o pessoal de apoio administrativo até a direção da autarquia. Por oportuno, não poderia deixar no silência a pessoal que trouxe essa novidade para a direção do CRA-RS, o Administrador Gilberto Zereu, cujo profissional foi e é constante na sua luta em projetar os Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias - MESCs para à sociedade com foco nos administradores do país.

________________________________________________________________________