PALESTRAS E HOMENAGENS MARCAM O XII FÓRUM DOS COORDENADORES - XIV ENCONTRO DA ANGRAD
26/10/2021

PALESTRAS E HOMENAGENS MARCAM O XII FÓRUM DOS COORDENADORES - XIV ENCONTRO DA ANGRAD

Aconteceu no último sábado (16) a 12ª edição do Fórum dos Coordenadores de Administração do Rio Grande do Sul, seguida pelo 14° Encontro Estadual da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD). Com o tema 'Educação híbrida com ênfase em modelos de avaliação', o evento trouxe questionamentos sobre o avanço do ensino remoto na pandemia, formas de avaliação e a disputa de atenção dos alunos entre os professores e a tecnologia. O encontro é uma realização da Câmara de Ensino do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul, CRA-RS.

O fórum, mediado pela Coordenadora Adjunta da Câmara de Ensino do CRA-RS, Adm. Gislaine Rossetti Madureira Ferreira começou com uma homenagem solene ao Adm. Sidinei Rocha de Oliveira, que faleceu no dia 03 de outubro. Logo em seguida, o Vice-Presidente Institucional do CRA-RS, Adm. João Alberto Gonçalves Junior fez a abertura oficial do fórum. Ele agradeceu aos palestrantes e aos convidados, além de refletir sobre o afastamento de sala de aula no período de pandemia: “A gente fala que temos muita saudade de estar presente e, de fato, precisamos dessa interação social mais calorosa, e também entendendo a importância da tecnologia, do que ela está nos trazendo, principalmente em relação à autonomia do estudante para escolher o melhor horário de aprendizado. [...] O híbrido vem para potencializar esse alcance do conhecimento de forma mais autônoma, sem esquecer a interação social”.

A Coordenadora da Câmara de Ensino do CRA-RS, Adm. Beatriz Barreto Machado Athanasio, afirmou que a Câmara “trabalhou com muita dedicação para trazer temas de relevância e fomentar discussões saudáveis no âmbito da administração, além de promover reflexões”.

Na sequência, começou a palestra da Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS e Especialista em Administração Educacional pela ULBRA, Dra. Maira Bernardi. Ela falou sobre a receita para um bom ensino híbrido, aulas síncronas e assíncronas, sala de aula simultânea, entre outros conceitos. De forma bem lúdica, a Dra. promoveu reflexões e conhecimento sobre o ensino online.

Em seguida, foi a vez da palestra da Dra. Joyce Munarski Pernigotti, Doutora em Psicologia e Mestre em Educação pela PUCRS. Ela trouxe questionamentos sobre as mudanças no ensino provocadas pela pandemia, os obstáculos nas transformações da educação, o mercado de trabalho dos professores no meio digital e métodos de avaliação. Questionamentos pertinentes que ficarão na mente dos convidados.

A segunda parte do Fórum foi a apresentação do XIV Encontro Estadual da ANGRAD que contou com a participação importante do Adm. Adroaldo Lazzarotto, Mestre em Administração de Empresas pela PUCRJ. Ele liderou o encontro da associação, continuando com a temática da “Educação híbrida com ênfase em modelos de avaliação”, através de importantes indagações sobre a necessidade de inserção de ferramentas tecnológicas no ensino, a geração web 2.0, os métodos de avaliação que podem ser aplicados no ensino híbrido e o papel do professor. O Mestre em Administração comentou sobre a importância da administração em diversas áreas do conhecimento. “Nós começamos a ter a convivência de alunos nas nossas disciplinas de administração que são oriundos de outros cursos. Porque eles entendem que conhecer um pouco de gestão facilita a vida deles, o convívio com esses alunos de lugares diferentes faz com que a gente tenha que ter aí uma atenção maior para isso.”

Por fim, os convidados puderam debater o tema e fazer suas considerações finais.

Clique Aqui