XI SAS - Seminário de Administração na Saúde – inicia debatendo as redes assistenciais de saúde
10/11/2021

XI SAS - Seminário de Administração na Saúde – inicia debatendo as redes assistenciais de saúde

Na noite de 4 de novembro, a Câmara de Administração de Saúde do CRA-RS (Cesaúde) realizou o XI SAS - Seminário de Administração na Saúde -  com o tema O sistema de saúde nos dias de hoje: desafios e possibilidades (redes assistenciais). O encontro foi o primeiro da série de quatro sobre a temática saúde. Os demais acontecem 11, 18 e 25 de novembro.

O evento contou com a participação de representantes das três esferas de governo – municipal, estadual e federal. Aspectos como a Rede de Atenção à Saúde (RAS), uso de tecnologia na gestão, logística da gestão e a importância de garantir a integralidade dos cuidados no SUS foram debatidos, com o objetivo de proporcionar conhecimento e acompanhar o que está sendo feito no sistema de saúde.

O secretário da Saúde de Canoas e presidente do Conselho de Secretários de Saúde do RS, Maicon de Barros Lemos, falou dos desafios do sistema de saúde com pacientes pós-covid. Lemos relatou a experiência do município com o Ambulatório Pós-Covid, que atende pacientes com sequelas do coronavírus e os encaminha às especialidades. O ambulatório recebe, em média, 1,3 mil pessoa por mês com necessidade de assistência.

A médica Mariana Borges Dias, referência técnica do Ministério da Saúde para atenção domiciliar, reforçou que a rede de saúde pública do Brasil é referência no mundo e o desafio de todo profissional de saúde é construir e fortalecer ela cotidianamente. “Vocês da ponta precisam construir a rede todos os dias. A rede não é perfeita, mas funciona. Só diz que não funciona quem não a conhece”. Mariana também parabenizou a Câmara de Saúde pela iniciativa do evento.

Representante da secretária de Saúde do RS Ane Nantal tratou da qualificação da rede de saúde do estado e regulação do sistema. Segundo ela, pelo fato do SUS ser um sistema de acesso universal, o atendimento pode demorar em muitos casos, mas todos conseguem. O secretário de Saúde de Tucuruí (PA), Charles Cezar Tocantins de Souza, também enfatizou a necessidade da valorização do SUS. Ele lembrou que a pandemia provou, mais uma vez, a essência do sistema público de saúde.

A apresentação de abertura e encerramento foi conduzida pela coordenadora da Câmara da Saúde do CRA-RS Adm. Márcia Valéria Borba Brasil. A mediação foi da Adm Ruth Milene Saran Dornelles, membro da Câmara de Saúde do CRA-RS e e líder de projetos dos Voluntários da Saúde.

Confira a íntegra do evento. 

Clique Aqui