A gestão pública como elo fundamental para o desenvolvimento do país
04/10/2017

A gestão pública como elo fundamental para o desenvolvimento do país
Com o objetivo de apresentar exemplos e métodos para exemplificar o que é a gestão pública na atualidade, o Administrador Flávio Cardozo de Abreu, coordenador da Câmara de Gestão Pública do CRA-RS, ministrou uma palestra no III Seminário Internacional de Polícia Comunitária, em comemoração aos 180 anos da Brigada Militar. O Adm. Flávio enumerou e ressaltou três pilares básicos para a realização da Administração pública, sendo eles: estrutura, função e conhecimento. Ele explicou que atualmente, o modelo que está sendo utilizado é o gerencial, que prima por eficiência e qualidade na prestação de serviço. Durante o encontro, o Adm. Abreu ressaltou que é possível executar um padrão coeso, primando pelo simples e efetivo ao mesmo tempo. “Para se obter êxito é primordial ter um objetivo estratégico traçado, uma perspectiva, indicadores, metas e planos de ação para viabilizar tudo que se planeja diariamente no desenvolvimento total das funções”, enfatizou.
 
Na visão dele, um caminho interessante para a execução de obras, por exemplo, é realizar uma PPP (Parceria Público Privada), que nada mais é do que uma fusão da inciativa pública com empresas privadas, fazendo com que o andamento ocorra de forma mais rápida. Para esse modelo, o financiamento deve ser inferior a R$ 20 milhões, tendo o exemplo de obras como o Complexo Prisional de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais, parte da reforma do Estádio do Mineirão, também em Minas Gerais, e do Hospital do Subúrbio, em Salvador.
 
O Administrador acredita que a função é primordial para o desenvolvimento do país. “A Administração em si sempre recebeu influência de filósofos, da igreja e do exército, e hoje está se colocando em prática tudo isso. A gestão pública nada mais é do que um elo fundamental para se executar os anseios e necessidades da nação”, completou.