Ações de SC que fazem do setor de tecnologia uma das maiores fontes de arrecadação são conhecidas pelo CRA-RS
13/12/2019

Ações de SC que fazem do setor de tecnologia uma das maiores fontes de arrecadação são conhecidas pelo CRA-RS
Tecnologia é o setor que mais gera arrecadação ao estado de Santa Catarina, chegando a 29,69%. Atrás estão saúde (16,05%), turismo (9,17%), construção civil (8,68%) e economia criativa (4,29%). 
 
Alguns dos fatores que levaram Santa Catarina a tornar-se um dos melhores ambientes para inovação e tecnologia no país foram apresentados pela Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de SC, durante visita de representantes do CRA-RS, nesta quarta-feira (11/12).
 
O encontro faz parte da programação do VISITEC, organizada pela Câmara Especial de Gestão em Tecnologia e Inovação (CETInova) da autarquia, o qual consiste em visitas técnicas que a entidade promove há dois anos, buscando conhecer os ambientes de inovação. Após conhecer a Acate, em Florianópolis, os representantes do CRA-RS foram recebidos pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de SC.
 
No meio do ano, o Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, sancionou lei tratando da incidência da cobrança de ICMS sobre softwares, programas, jogos eletrônicos, aplicativos, arquivos eletrônicos e congêneres. Assim, desde julho, data em que a lei entrou em vigor, apenas é cobrado ICMS sobre os itens que possam ser repassados a terceiros e não forem destinados ao consumidor final. Também isenta a cobrança em situações de competência municipal, evitando a bitributação. Desse modo, a medida isenta de cobrança de ICMS de bens digitais adquiridos para consumo final.
 
Atualmente, vale lembrar, a participação do segmento de tecnologia no PIB catarinense supera os 5%, com faturamento de aproximadamente R$ 15 bilhões ao ano.
 
Participaram do encontro a Coordenadora de Projetos da SDS de SC, Meirielle de Souza, Gerente de Ecossistema de Inovação, Guilherme Murara, e o Diretor de Ciência Tecnologia e Inovação, Sandro Yuri Pinheiro. Representando o CRA-RS estavam a ice-Presidente de Relações Externas do CRA-RS, Adm. Helenice Rodrigues Reis, o Conselheiro do CRA-RS, Adm. Valter Luiz de Lemos, o Conselheiro do CRA-RS, Adm. Elimar Kroner Teixeira, o Conselheiro e Presidente da Câmara de Fiscalização do CRA-RS, Adm. Luiz Klippert, além da Adm. Gislaine Rossetti Madureira Ferreira, da Câmara de Ensino do CRA-RS, e do  Adm. Alexandre Ascal, da Câmara de Jovens Administradores do CRA-RS.