Administradora de Caxias do Sul é escolhida para maior evento mundial de palestras, o TEDx Exposição
21/11/2019

Administradora de Caxias do Sul é escolhida para maior evento mundial de palestras, o TEDx Exposição
A Administradora de Empresas e especialista em operações de tecnologia, Mírian Souza, foi convidada para integrar o time do TEDx Exposição. Realizado no final de outubro, o TEDx Exposição ocorreu em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, e foi o primeiro na região.
 
Com o tema “Essencialmente Humano", o evento foi realizado no Pátio Eberle, antiga fábrica centenária tombada pelo patrimônio histórico de Caxias do Sul e recentemente revitalizada. Cada participante abordou o tema dentro de sua expertise e as palestras foram todas filmadas e serão disponibilizadas no Youtube, em dezembro. Mírian fez a palestra “Como falhar liderando os melhores times”, que traz uma abordagem sobre práticas inovadoras de liderança, afim de não só reter os profissionais talentosos em nossas empresas, mas também obter os melhores resultados com eles.
 
Na última segunda-feira (18/11), a Administradora Mírian Souza participou do CRA-RS Recebe, que tratou dos desafios para o empreendedorismo feminino. Mírian é especialista em operações de tecnologia, conselheira consultiva de empresas e desenvolvedora de líderes para gestão de negócios inovadores. Com mais de 20 anos atuando na indústria de software, onde iniciou como desenvolvedora de produto, chegando a ser Diretora Corporativa, adquiriu expertise em gestão de negócios com modelo SaaS (Service as a Service), estando a frente de estratégias de produto, distribuição, comercialização, estruturação de serviços e formação de times, afim de garantir a sustentabilidade e crescimento do negócio.
 
Sobre o TED
 
TED é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de compartilhar ideias por meio de conversas (talks, em inglês), modelo de palestras mais curtas e eficazes para chamar a atenção para um único tópico.
 
Apesar de abranger alguns assuntos, como política, políticas públicas, educação, comunicação, saúde, o TED significa Tecnologia, Entretenimento e Design. Esses foram os assuntos centrais da primeira conferência, que aconteceu nos Estados Unidos, em 1984, e que carrega o nome até hoje.
 
O arquiteto Richard Saul Wurman, fundador do TED, desenvolveu esse modo de palestras, organizadas em conferências, como uma forma de trazer a essência de cada ideia objetivamente e com o intuito de ser aplicável no dia a dia. Essa técnica confere um ambiente mais informal e propício ao relacionamento, como também protagoniza tanto o palestrante quanto o telespectador.
 
Desde 2002, a Fundação Sapling está no comando da organização. Com isso, os temas se tornaram mais abrangentes e as TEDTalks passaram a ser difundidas também pela web, por meio do canal no YouTube.
 
TEDx
 
TEDx se refere ao programa que auxilia voluntários a organizarem o seu próprio evento local e independente, que tenha o intuito de compartilhar ideias e inspirar pessoas de forma regional no modelo de conferência TED. O programa foi formado com o objetivo de tornar as conferências TED mais acessíveis, já que as oficiais geralmente acontecem no Canadá ou nos EUA.
 
Fundado em 2009, o TEDx é responsável por compartilhar mais de 20 mil ideias ao redor do mundo em cerca de 3.600 eventos. Ser palestrante em um TEDx, na verdade, resume-se num reconhecimento , posicionando determinada pessoa como referência em algum tema específico. Desse modo, é necessário seguir todos os pré-requisitos estabelecidos pela organização e receber uma licença previamente para ministrar palestras.