Administradores lotam sala de aula do CRA-RS na abertura da Formação de Multiplicadores em MPEs
20/08/2019

Administradores lotam sala de aula do CRA-RS na abertura da Formação de Multiplicadores em MPEs
As micro e pequenas empresas já respondem por mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Brasil já possui cerca de nove milhões de micro e pequenas empresas. Diante desse cenário, é cada vez mais importante a qualificação desses negócios. E buscando esse conhecimento demandado pelo mercado, 57 profissionais lotaram a sala de aula do Conselho Regional de Administração do RS para a abertura do curso de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas.
 
Durante todo o sábado (17/08), Administradores selecionados participaram do encontro presencial que envolve também aulas à distância. O objetivo é capacitar os profissionais para prestarem consultoria para micro e pequenos empreendimentos. O curso, promovido pelo Conselho Federal de Administração em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA) da Universidade de São Paulo (USP), encerra somente em janeiro de 2020.
 
“Essa capacitação é mais um movimento do CRA-RS para valorizar os Administradores e impulsionar a inserção desses profissionais no mercado de trabalho. Só os Administradores conseguem aprimorar o processo de gestão, principalmente em se tratando das micro, pequenas e médias empresas. Estamos muito felizes de oferecer esse momento para os Administradores do RS”, salientou a Adm. Claudia Abreu, Presidente do CRA-RS.
 
O programa de qualificação faz parte do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do CFA. No último sábado (17/08), a aula foi ministrada pelo professor de Administração da FIA, Alfredo Castro, que reside em Miami (EUA).
 
"Trata-se de um programa de qualificação. E estamos muito felizes e satisfeitos, pois em todos os estados a participação tem sido bem importante com salas lotadas. E aqueles que concluíram integrarão uma rede de consultores e estarão numa base nacional", destacou a Adm. Cláudia Stadtlober, Conselheira Federal do CFA representando do RS e Diretora da Câmara de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração.
 
Histórico
 
O Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em MPEs foi criado em 2015 após o acordo de cooperação técnica que o CFA celebrou com a SEMPE.  A proposta da iniciativa é preparar Administradores para atuarem como consultores em micro e pequenas empresas, disseminando conhecimentos e boas práticas de gestão.
 
Os profissionais que participam da capacitação são habilitados com metodologias que permitem realizar diagnósticos, identificar problemas e encaminhar soluções em MPEs.