ARTIGO: Competência não basta para ser bom profissional
22/10/2020

ARTIGO: Competência não basta para ser bom profissional

A ética, consolidada no Código de Ética Profissional, expressa a filosofia de ação a ser seguida e dá sentido ao exercício do ofício. Cada profissão possui o seu próprio código de ética. O do Administrador, repensado e atualizado em março de 2018, foi alinhado aos novos tempos, dando embasamento para ser aplicado nas rotinas do profissional. Este situa-se como defensor da profissão, não só para o cumprimento teórico das normas, mas para sua real aplicação.

O juramento do Profissional da Administração, feito no momento da conclusão de curso, “promete dignificar sua profissão, consciente de suas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da Administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria.”

A ética é a condição essencial para o exercício de qualquer profissão, como se observa neste juramento. A ética profissional é a aplicação da ética geral no campo das atividades profissionais. A pessoa tem que estar imbuída de certos valores próprios do ser humano para vivê-los nas suas atividades diárias. Ela é decisiva para tomada de decisões, influencia e orienta comportamentos.

Os valores éticos sintetizam na prática o que significa o bem – considerando-se uma visão ampla do termo. São valores básicos essenciais à conduta profissional: a dignidade humana, a auto realização, a responsabilidade, a igualdade, a verdade, a justiça e a solidariedade.

A boa fama da profissão, o seu conceito, depende da atitude de seus integrantes. Para o desempenho de uma atividade são necessários conhecimentos específicos, aprofundados, mas também uma dimensão prática deste valor. Competência não basta para ser bom profissional. Qualificação ética é tão ou mais importante que a qualificação técnica. Uma precisa da outra para construir o alicerce do bom profissional.

O Código de Ética do Profissional da Administração não esgota o conteúdo e as exigências de uma conduta ética de vida. Ele orienta, disciplina e fiscaliza como deve agir o profissional para não causar dano à sua imagem, à sociedade e à categoria. Nas organizações onde atua o profissional da Administração, acredita-se que a ética faz a diferença.

Ética é como devo agir bem e certo em relação aos outros:

-Faça para o outro, aquilo que você gostaria que fizesse para você;

-Não faça para o outro, aquilo que você gostaria que não fizesse para você;

-Faça aquilo que você exige dos outros, dê o exemplo.


(*) Administrador Bruno José Ely - CRA-RS: 1751