Camaquã recebe IV Seminário Regional de Administração em Saúde
14/06/2018

Camaquã recebe IV Seminário Regional de Administração em Saúde
O IV Seminário Regional de Administração em Saúde ocorreu no dia 25 de maio em Camaquã. O evento é organizado pelo Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) com a Fundasul, a Uniasselvi/Servi e conta com o apoio da Câmara da Saúde (CS) do CRA-RS. Realizado bianualmente, tem o intuito de levar a região atualidades sobre o tema da saúde. Uma iniciativa que envolve profissionais da área e estudantes do curso técnico de gestão hospitalar das instituições de ensino locais.
 
A edição contou com a participação dos membros da Câmara de Saúde, Adm. Victor Marcelo de Magalhães e Adm. Antônio Omar Machado que acompanharam as atividades. O Seminário deste ano abordou temas como gestão por competências, saúde pública e privada, gestão na assistência e os desafios frente à nova legislação trabalhista – visão jurídica e a vigência do E-Social. 
 
O Conselho por meio da sua Câmara de Saúde convidou o palestrante Alexandre Zanetti, advogado que ministrou o workshop “Os desafios frente à nova Legislação Trabalhista – Visão Jurídica e a vigência do E-Social”, coordenado pelo Adm. Victor Marcelo de Magalhães.
 
O palestrante, em sua explanação, falou sobre a reforma na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em especial a repercussão da mesma para a área da saúde. Entre os principais apontamentos: a jornada 12x36; o afastamento da gestante lactante; acordo coletivo de trabalho vs. convenção coletiva de trabalho; a negociação coletiva - negociado sobre legislado; a negociação coletiva – ultratividade; a terceirização; o parcelamento de férias; o trabalho intermitente e compensação de jornada. Finalizando, ele salientou sobre a importância de haver um domínio da nova legislação trabalhista pelos gestores da área de recursos humanos, bem como das lideranças da área da saúde.