Canadá - uma Missão de conhecimento, troca de experiências e informações
22/09/2017

Canadá - uma Missão de conhecimento, troca de experiências e informações

Em parceria com o curso de Administração da ESPM-SUL, o Conselho Regional de Administração (CRA-RS) participa da 2ª Missão Acadêmico Empresarial para o Canadá. O grupo de Administradores da autarquia, composto pela presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu, pela vice-presidente de Relações Externas, Adm. Helenice Rodrigues Reis, vice-presidente de Relações Institucionais, Adm. João Alberto Gonçalves Junior e os conselheiros Adm. Carlos Theodoro Strey e Adm. Rogério de Moraes Bohn, está no país desde o dia 14  e já passou por três cidades: Ville de Québec, Montreal e Toronto. O roteiro incluiu visitas a diversas empresas, universidades e órgãos do poder público com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre gestão, tecnologia e inovação em todas as esferas. 

Ensino e pesquisa na área de gestão 
Já foram visitados locais como a Le Camp, uma aceleradora e incubadora de empresas  na cidade de Québec, além da Universidade de Montreal, que é hoje a maior universidade no Québec e a segunda maior no Canadá. Além disso, é considerada a melhor universidade francófona (de língua francesa) do mundo. Dentro da universidade, os Administradores visitaram a HEC, uma escola de Administração internacionalmente reconhecida pela excelência do seu ensino e pesquisa na área de gestão.

O grupo contou que a Escola tem um papel importante no avanço da sociedade por meio do ensino revolucionário que integra conteúdo e métodos inovadores em todos os níveis; pesquisas pioneiras que continuamente expandem as fronteiras da ciência da gestão; e parcerias produtivas que permitem a transferência de novos conhecimentos e perspectivas. A presidente, Adm. Claudia Abreu conversou com a responsável pelo recrutamento de estudantes da universidade, Carla Simon, que destacou que boas notas são fundamentais para a admissão do estudante. A profissional estará em Porto Alegre no dia 26 de setembro falando um pouco mais sobre a Universidade de Montreal em palestra na PUCRS (prédio 50), às 10h; no Campus do Vale da UFRGS, às 13h e às 16h estará no BarraShoppingSul. 

Primeiros-dias
Visitas técnicas à HEC - Escola de Administração e à Le Camp, incubadora e aceleradora de empresas

Escola de empreendedores: três etapas para uma nova empresa
Outro local visitado foi a Escola de Empreendedores, em Montreal. O consultor da Escola explicou que a base do serviço está na formação, no acompanhamento e nas ferramentas que são apresentadas para o empreendedor para que ele possa validar a sua ideia de negócios. “A Escola é aberta a todos, recebemos muitos imigrantes de todos os lugares do mundo. Temos brasileiros com ideias que deram certo, que vingaram no mercado, mas atendemos vários tipos de projetos e imigrantes”, explicou, contando que o serviço é dividido em três etapas: a primeira se resume no desenvolvimento de competências baseados em cursos específicos, depois ocorre a etapa de vendas, na qual o negócio será acelerado e colocado em prática, e a terceira é uma etapa de crescimento e expansão.  

A busca pelo conhecimento não para. O grupo também visitou o case SAP Labs, em Montreal. A empresa está no centro da revolução tecnológica atual. Sendo líder de mercado do ramo de softwares aplicativos empresariais, ela ajuda mais de 355 mil clientes em todo mundo a trabalhar de forma mais eficiente e usar a visão comercial de maneira mais eficaz. Eles conheceram também a Universidade de Toronto, uma universidade pública que foi a primeira instituição de ensino superior no Alto Canadá. A universidade opera cerca de 16 faculdades acadêmicas, dez hospitais de aprendizado, e vários institutos de pesquisa. Além disso, é a universidade canadense que mais recebe fundos para pesquisa no país. 

CANADA-Universidade
Profissionais conhecendo a Universidade Ryersonm, em Toronto

Um único foco: negócios
No dia de hoje, os profissionais visitaram a Ryerson University, em Toronto, que possui o maior corpo estudantil de graduação do país, responsável pela educação de 20 mil estudantes em cursos de graduação. Dentro da universidade está localizada a Sandbox, que é um braço da DMZ, incubadora líder de negócios da América do Norte. Ou seja, a Sandbox é focada em novos negócios e a preparação desses negócios para entrarem nas incubadoras. Um espaço aberto e colaborativo que oferece acesso a uma lista com curadorias de habilidades e oportunidades criativas, digitais e empresariais para estudantes e a comunidade em geral. Já a DMZ, que será visitada durante o dia de hoje, sexta-feira (22), é voltada para empresas mais estruturadas, que já passaram da fase inicial. 

Ainda, no final da manhã, eles assistiram a apresentações com um único foco: negócios. A empresa de logística Mellohauwk Logistics, por exemplo, mostrou de que forma podemos importar e exportar produtos entre Brasil e Canadá. O CRA-RS foi apresentado aos empresários pelo vice-presidente de Relações Institucionais, Adm. João Alberto Gonçalves Junior.