Case do Conselho Regional de Administração do RS é apresentado em Brasília
10/02/2020

Case do Conselho Regional de Administração do RS é apresentado em Brasília
O trabalho do CRA-RS que busca apurar o saldo da dívida ativa da autarquia foi apresentado no Encontro Nacional dos Fiscais do Sistema CFA/CRAs (ENAF), que ocorreu em Brasília (DF), de quinta-feira (06/02) até a última sexta-feira (07/02).
 
Para um público de mais de cem pessoas, o Administrador Flávio Abreu falou sobre o tema e o trabalho realizado no Conselho Regional de Administração do RS. O estudo buscou determinar o saldo da dívida ativa do CRA-RS. O objetivo foi apurar o quanto desse montante é possível recuperar.
 
Com base nessa análise, a autarquia pretende utilizar os meios cabíveis para cobrança extrajudicial. O trabalho da Comissão da dívida ativa do CRA-RS teve início em abril de 2019.
 
O levantamento começou a ser realizado a partir de uma portaria da presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu, que nomeou comissão para realizar o trabalho. A comissão é presidida pela Vice-presidente Financeira do CRA-RS, Adm. Izabel Cristine Lopes.
 
A dívida ativa origina-se em registrados no CRA-RS que deixaram de pagar o Conselho em determinado momento. A partir do estudo que está sendo realizado, é possível identificar quanto ao todo é devido, provisionar quanto será a perda da autarquia, isto é, créditos de difícil recebimento, e determinar aqueles que ainda podem ser recuperados.