O CRA-RS foi palco do nascimento de diversos negócios no último final de semana. Realizado na sede da autarquia, o EmprEEndo ajudou a transformar ideias em empresas prontas para virar realidade. Foram 30 horas de imersão no desenvolvimento do plano de negócio de cada participante, que pode montar um panorama detalhado sobre cada empreendimento.
 
“Nosso objetivo era que os participantes passassem por um processo detalhado de criação de um negócio, saindo do Conselho com um material pronto e que possa ser aplicado em suas vidas”, destaca a Adm. Claudia de Souza Pereira Abreu, presidente do CRA-RS. Para o mestre da atividade, o empreendedor e Adm. Vinicius Mendes Lima, o importante é avaliar bem o cenário, entender o seu negócio e ter atitude. “Não é necessário ter muita estrutura ou grandes investimentos para se tirar uma ideia do papel, tem que ter vontade. E isso tivemos de sobra nas pessoas que estiveram no EmprEEndo. Eles podem sair vendendo amanhã, se quiserem”, observa.
 
Após a chegada com muitas ideias, enquanto alguns participantes não tinham nenhuma proposta em mente, os presentes mergulharam no estudo de público, de propósito e de mercado. Eles também desenvolveram uma pesquisa aplicada, criaram a marca, um site e as redes sociais dos seus negócios. “Não entendi como um curso, mas sim como um recurso para que eu possa empreender e me virar”, salienta Flavio Ebeling, que veio de Pelotas especialmente para a atividade.
 
Compreendendo diversos segmentos, a capacitação deu origem a consultorias de marketing digital e de clínicas veterinárias, lojas virtuais de roupas femininas e de suplementos alimentares, uma produtora de eventos, uma assessoria neolinguística e um espaço multicultural. No final do curso, os participantes puderam apresentaram seus planos de negócios, recebendo a avaliação dos Adm. Claudia de Souza Pereira Abreu, Vinícius Mendes Lima e Helenice Rodrigues Reis, vice-presidente de Relações Externas do CRA-RS.