Cerca de 600 pessoas participam do XVII CIDEAD em Santa Rosa
15/05/2019

Cerca de 600 pessoas participam do XVII CIDEAD em Santa Rosa
Santa Rosa recebeu, nesta quarta-feira (15/05), o XVII Ciclo de Debates em Administração – CIDEAD com o tema Economia Criativa. A atividade reuniu, no Centro Cívico e Cultural, cerca de 600 pessoas vindas de mais de 20 cidades da região. O evento promovido pelo CRA-RS contou com a parceria de cinco instituições de ensino superior da região: Fema, Unijuí, Setrem, IFF e Fahor. A palestrante convidada foi a Administradora Sheila Sampaio, que ao final do evento participou de um debate entre o Adm. Artur Lorentz e o Adm. Marcelo Blume, mediado pelo professor Adm. Nedisson Luíz Gessi. 
 
Representando a presidente do CRA-RS, a vice-presidente de relações externas, Adm. Helenice Reis reforçou a participação e o envolvimento da quadrupla hélice na realização do evento: governo, instituição de ensino, empresários e comunidade. Segundo ela, esses são os atores responsáveis pelo desenvolvimento da inovação seja em uma região, no país ou no mundo.
 
“Quando organizamos os Cideads, a ideia não é realizar uma simples palestra, queremos provocar a mudança. Somos nós, nossas ações, conhecimentos e principalmente a gestão que farão de Santa Rosa, do Rio Grande do Sul e do Brasil um lugar melhor para se viver”, destacou a Adm. Helenice.
 
Durante a sua palestra, a Adm. Sheila Sampaio mostrou como a Economia Criativa e pode ser aplicada utilizando as capacidades e talentos individuais de cada um e explorando as riquezas e potencialidades de cada região. “O meu conceito de empreender é acreditar que tudo pode ficar um pouco melhor”, afirmou a Administradora ao destacar que também é possível “empreender dentro das empresas”.
 
“Não tem problema nenhum ter um emprego formal, pois há empresas com propósitos belíssimos. Mas você tem que estar lá não pela comodidade, pela estabilidade e pelo salário no final do mês, mas para agregar ao projeto. Tem que ser um contestador, ver o que está bom e perguntar como pode ficar melhor”, recomendou a Adm. Sheila.
 
Na visão do empresário e ex-secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Santa Rosa, o Adm. Artur Lorenz é muito importante que o setor público incentive e facilite a promoção da inovação no setor privado. Já para o Adm. Marcelo Blume, vice-diretor da Faculdade Horizontina – FAHOR, o primeiro passo para promover a inovação é inserir temas como a Economia Criativa nas famílias, para que os pais entendam que o emprego formal não é a única alternativa para a geração de renda e o desenvolvimento da carreira profissional.
 
Antes da realização do evento, os representantes das instituições de Ensino Superior e do CRA-RS envolvidos na realização do evento se reuniram na Faculdade Machado de Assis – Fema para planejar novas ações integradas na região. O encontro também contou com a participação da conselheira do CRA-RS, Adm. Otília Gomes.