Ciclo de Palestras em Gestão Pública destaca mudança de postura e comportamento
05/07/2018

Ciclo de Palestras em Gestão Pública destaca mudança de postura e comportamento
Na tarde desta quinta-feira (05/07), ocorreu o Ciclo de Debates em Gestão Pública na Prefeitura Municipal de Porto Alegre com o Adm. Júlio Abrantes, membro da CGP e Administrador da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão – SMPG. Na oportunidade, o conselheiro Adm. Fernando Milagre representou a presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu e destacou que o CRA-RS como órgão promotor da ciência da Administração tem como objetivo praticar a palavra gestão. Já o Adm. Abrantes discorreu sobre a importância das competências profissionais dos gestores que representam a sociedade. “O que estamos precisando não é um processo técnico, precisamos de uma mudança de postura, de comportamento Nossa gestão pública é um grande 'iceberg', pois conseguimos identificar leis, técnicas, métodos, mas não conseguimos enxergar as pessoas debaixo desse 'iceberg'", destacou o Administrador em relação à ética e comunicação na Administração pública.
 
O palestrante também falou sobre a inovação na área. “O processo é complexo e essa complexidade está no volume, na entrega, na comunicação e nos resultados. É preciso saber usar as competências profissionais da atualidade para que haja articulação entre todos os atores da inovação”, disse, citando competências como pensamento crítico, flexibilidade cognitiva, criatividade, gestão de pessoas, inteligência emocional e orientação para servir. “Os pilares de um governo aberto são a transparência, a participação e a colaboração. Essa é a essência para que você consiga construir um modelo baseado em retorno”, exaltou. 
 
A palestra foi realizada pelo CRA-RS por meio da sua Câmara de Gestão Pública (CGP) e em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre por meio da Escola de Gestão Pública e teve suporte no Termo de Cooperação Técnica, firmado entre o Conselho e a prefeitura da capital visando realização conjunta de atividades relativas à capacitação e desenvolvimento dos servidores públicos municipais, em especial dos profissionais da Administração, contribuindo para o desenvolvimento do município e com melhores resultados à sociedade.