Conselheiras do CRA-RS integram comissão para fortalecer a presença feminina no mercado de trabalho
16/09/2020

Conselheiras do CRA-RS integram comissão para fortalecer a presença feminina no mercado de trabalho

O Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS) participou do lançamento virtual da Comissão Especial ADM-Mulher, criada para trabalhar pela atuação, fortalecimento e visibilidade das profissionais de Administração no Sistema CFA/CRAs e no mercado de trabalho. O evento aconteceu na segunda-feira, 14, com a presença do presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Mauro Kreuz, a coordenadora da Comissão, Adm. Cláudia Stadtlober, a vice-coordenadora da Comissão, Adm. Ione Salem, e a presidente do CRA-BA e membro da Comissão, Adm. Tânia Dias.

A ideia de reunir essas profissionais em uma iniciativa mais focada surgiu de um grupo de mulheres de diferentes regionais e ganhou força e celeridade exatamente durante a pandemia. A administradora e conselheira federal Cláudia Stadtlober, que representa o CRA-RS ao lado da conselheira e vice-presidente de relações externas, Adm. Helenice Rodrigues Reis, reforça que é preciso pensar no papel de mulheres gestoras na atualidade. Ao citar a última pesquisa de Perfil do Administrador, ela afirmou que as mulheres vêm crescendo muito em números de registros profissionais. Cláudia também comentou que nas escolas de gestão a maior parte dos alunos é formada por mulheres e que “essa representatividade também tem que aparecer no meio político e no mercado de trabalho, sempre com a ideia de soma para termos um equilíbrio no meio profissional”.

Na construção do projeto, o grupo redigiu um manual orientativo para aqueles regionais que também quiserem implementar comissões dessa natureza. “O manual é um guia, mas que deve ser flexibilizado para atender as características sociais, culturais e financeiras de cada Conselho”, explicou a Adm. Ione Salem. O CRA do Rio Grande do Sul foi um dos primeiros regionais a compor um comitê voltado à temática, o CRA-RS Mulher, que se reuniu na última semana para alinhar suas próximas ações e debater sobre esse movimento nacional de valorização da presença feminina na Administração.

Por fim, as gestoras enfatizaram que, apesar de o foco da Comissão ser o público feminino, a ideia é a colaboração entre homens e mulheres na construção de um modelo de gestão em que todos os profissionais possam ocupar os seus espaços de forma saudável e parceira. “Eu não tenho dúvidas de que essa comissão frutificará muito, porque sou testemunha das capacidades. A profissão ganha muito”, concluiu o Adm. Mauro, afirmando que a iniciativa é um momento histórico que marcará a trajetória da autarquia.