Conselho Regional de Administração atua na defesa do Administrador em cargos públicos
14/09/2017

Conselho Regional de Administração atua na defesa do Administrador em cargos públicos

Em março deste ano, o diretor de Operações da Trensurb, Adm. Diego José Tarta, foi autuado por exercício ilegal da profissão. A denúncia, que ingressou no Ministério Público Estadual, alegou que o diretor estava atuando em um cargo que deveria ser ocupado por engenheiro, pois Tarta é formado em Administração de Empresas. Imediatamente, ele procurou o CRA-RS para demonstrar que as atividades do cargo são sim de competência de Administradores.

A partir disso, o CRA-RS, por meio do então vice-presidente de Fiscalização e Registro, Adm. Bruno José Ely e da Câmara de Fiscalização da autarquia, auxiliou o profissional na construção de sua defesa, esclarecendo, entre outros pontos, que  os cargos e as funções comissionados na Administração Pública são estabelecidos em lei, de acordo com o princípio norteador Constitucional, além disso, os atos praticados pelo Diretor de Operações não são, nem nunca foram privativos de bacharel em Engenharia, não constando tal previsão em nenhum diploma normativo. Dessa forma, o Ministério Público considerou que não necessitava a abertura de inquérito para o caso, solicitando o arquivamento da solicitação.

Ontem à tarde, a presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu, o presidente da Câmara de Fiscalização, Adm. Luiz Klippert, a coordenadora do setor de Fiscalização, Adm. Claudia Susana Pan e fiscal Adm. Deleuse de Azevedo, se reuniuram com o Adm. Diego Tarta para discutirem o desfecho do caso. O profissional se mostrou muito grato ao apoio do Conselho. "O auxílio do CRA-RS foi fundamental, pois no momento em que eu recebi o auto de infração, o Conselho me ajudou na produção da defesa, que foi utilizada também no Ministério Público. Me senti amparado, me deu segurança, pois o material teve embasamento técnico e legal", apontou.

A decisão pelo indeferimento de instauração de Inquérito Civil pelo do Ministério Público Estadual  foi comemorada pelo Diretor da Trensurb e pelo Conselho regional de Administração, uma vez que o fato consolida ainda mais a profissão  de administrador de empresas como fundamental para o sucesso das organizações.

Na foto (esquerda para direita): Coordenadora do setor de fiscalização do CRA-RS, Adm. Claudia Susana Pan, presidente da Câmara de Fiscalização, Adm. Luiz Klippert, presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu, diretor de Operações da Trensurb, Adm. Diego José Tarta, fiscal do CRA-RS, Adm. Deleuse de Azevedo, Adm. Jair Bernardo Corrêa e Adm. Ana Paula Munchen do Trensurb.