CRA-RS e CFA firmam termo de cooperação técnica com a Famurs e criam prêmio para valorizar a governança municipal gaúcha
23/12/2022

CRA-RS e CFA firmam termo de cooperação técnica com a Famurs e criam prêmio para valorizar a governança municipal gaúcha

O Conselho Federal de Administração, com apoio da Câmara de Gestão Pública (CGP) do CRA-RS, firmou termo de cooperação técnica com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS). A parceria tem como objetivo melhorar a performance da gestão pública das cidades do estado gaúcho, utilizando os parâmetros do Índice de Governança Municipal (IGM) criado pelo CFA. Firmada na tarde desta quarta-feira (21/12), na sede da FAMURS, a cooperação também pretende proporcionar a criação de um prêmio que visa valorizar gestões exitosas no estado. 

A presidente do CRA-RS, a Adm. Claudia Abreu, celebrou que a parceria irá oferecer capacitação aprofundada com os gestores municipais para apresentar as variáveis de cada indicador do IGM, através da Câmara de Gestão Pública da autarquia. “É um orgulho promover a qualificação de prefeitos, que cada vez mais tem formação acadêmica em administração que permite aprimoramento dos quadros técnicos e da gestão dos seus municípios”, comenta ela. 

O presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz, afirmou que a parceria estabelecida é um grande passo para o futuro da gestão pública no estado e em todo o país. “Estamos começando no Rio Grande do Sul essa primeira parceria buscando evidenciar o IGM para que sirva de referência na forma de premiar as melhores gestões municipais. Essa assinatura poderá ser um embrião que deverá inspirar outros acordos de cooperação pelo Brasil afora.”, disse Mauro. 

Já o presidente da FAMURS, o prefeito Paulinho Salerno, conta que a ideia é premiar as prefeituras gaúchas durante o 41º Congresso de Municípios do RS, que será realizado em junho de 2023. “A intenção da Federação é justamente amparar os municípios e auxiliar na performance das gestões públicas do Rio Grande do Sul”, comenta ele. 

Presente no ato, o vice-presidente de Fiscalização e Registro do CRA-RS, Adm. Luiz Klippert, destacou a celeridade no processo de idealização, construção e pactuação do termo, processo iniciado na primeira semana de dezembro. “É a sinalização de que é possível fazer gestão pública com qualidade e eficiência”, reitera Klippert. 

Também estiveram presentes na assinatura do termo cooperação técnica o vice-presidente Administrativo, Adm. Sérgio José Rauber; o coordenador e o coordenador adjunto da Câmara de Gestão Pública (GCP), Adm. Júlio Cesar Lopes Abrantes e Adm. Carlos Hoffmann, respectivamente; o secretário da GCP, Adm. Flávio Cardozo de Abreu; o responsável técnico da Famurs e representante do CRA-RS da região de Três de Maio/RS,  Adm. Carlos Norberto Filipin; o coordenador-geral da Famurs, Ademir Baretta; o superintendente de Assuntos Municipais da Famurs, Aicaro Ferrari; o prefeito e vice-prefeito do município de Santiago/RS, Adm. Tiago Gorski Lacerda e Adm. Marcelo Gorski de Matos, respectivamente.