CRA-RS Entrevista: Vice-presidente financeira, Adm. Izabel Cristine Lopes
08/02/2021

CRA-RS Entrevista: Vice-presidente financeira, Adm. Izabel Cristine Lopes

A Administradora Izabel Cristine Lopes está na função de vice-presidente financeira do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS) há quatro anos. Em entrevista, Izabel avalia a sua experiência na autarquia, apresentando as principais ações realizadas e traçando um panorama para o futuro.

Confira:

Como avalia esse período e quais os principais desafios enfrentados até agora?

Um período muito desafiador, pois sabemos das dificuldades econômicas e sociais que se abatiam no Brasil e, para piorar o cenário, veio a pandemia. Com ela, praticamente todos passaram por dificuldades financeiras, muitos perderam seus empregos ou até mesmo fecharam suas empresas. No entanto, é a anuidade dos profissionais da Administração e das empresas registradas que possibilita o funcionamento do CRA-RS. Então esse tem sido um momento de adaptações e muito aprendizado.

Qual o principal papel e atribuições desta vice-presidência?

Cabe à vice-presidência financeira o planejamento, a elaboração, a coordenação e o controle de todas as ações financeiras do CRA-RS. Além disso, tenho o papel de propor medidas corretivas relativas às receitas e às despesas do Conselho. Neste contexto, sou a responsável pela elaboração da proposta orçamentária e pelo controle da sua execução, inclusive da dívida ativa da autarquia.

Outra atribuição é controlar todas as contas, visando a eficiência e a eficácia do processo financeiro e da prestação de contas às instâncias superiores que fazem o controle. A vice-presidência financeira também representa o CRA-RS quando demandado pela presidência.

Quais as principais ações realizadas nos últimos anos?

Uma das principais ações realizadas por esta diretoria e que cabe diretamente à vice-presidência financeira foi a instauração da Comissão da Dívida Ativa, que tem feito um trabalho de excelência no sentido de realizar estudos e propor encaminhamentos acerca do ajuste para perdas da dívida ativa. Em virtude da crise que se agravou em função da pandemia, conseguimos diminuir despesas ao longo do ano de 2020, o que possibilitou o funcionamento adequado do CRA-RS.

O que podemos esperar nessa nova gestão? O que representa esta continuidade do trabalho que vem sendo realizado?

Os profissionais podem esperar muito trabalho e resultados, pois esta diretoria tem se empenhado para melhorar os processos, dando mais celeridade, mas sempre com responsabilidade, pois fazemos a gestão de recursos públicos. Queremos melhorar ainda mais, oferecer facilidades e aperfeiçoar o relacionamento com os profissionais da Administração, que são a razão da existência do CRA-RS. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas temos consciência de que já avançamos.