CRA-RS Entrevista: Vice-presidente de Relações Externas, Adm. Helenice Reis
22/02/2021

CRA-RS Entrevista: Vice-presidente de Relações Externas, Adm. Helenice Reis

A Administradora Helenice Reis atua na função de vice-presidente de Relações Externas do CRA-RS há quatro anos. Em entrevista, a profissional conta sobre as atribuições do cargo, os desafios enfrentados e as metas para os próximos anos de gestão.

Qual o principal papel e atribuições da vice-presidência de Relações Externas?

Cabe a vice-presidência de Relações Externas, anualmente, elaborar o programa de trabalho da área de relações externas, sempre integrado as ações da presidência e das demais vice-presidências, associações de classe dos Administradores, sindicatos e Instituições de Ensino Superior no Estado, visando o trabalho cooperado e colaborativo na elevação da imagem do profissional de administração perante à sociedade. Além disso, também é minha função fazer contatos com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, incentivar, propor, desenvolver projetos que visem o aperfeiçoamento das atividades do CRA/RS em benefício da profissão e da sociedade, analisar temários técnicos de eventos, promover estudos e propor campanhas para divulgação da profissão do Administrador, coordenar a contribuição da categoria junto aos setores público, privado, ensino e sociedade civil, coordenar a parte de comunicação do CRA-RS emitindo pareceres sobre as publicações, acompanhar a execução das metas preestabelecidas para o exercício, assim como, a execução dos projetos desenvolvidos ou operacionalizados pela assessoria de relações públicas. Também posso substituir o vice-presidente de Fiscalização e Registro em suas ausências e impedimentos eventuais.

Como avalias este período à frente da vice-presidência de Relações Externas do CRA-RS e quais os principais desafios enfrentados até agora?

Estou à frente da VP de Relações Externas do CRA-RS há quatro anos. Este foi um período de desafios constantes onde a flexibilidade, agilidade, inovação, comprometimento e a colaboração foram intensos e fundamentais na busca da elevação da imagem do profissional de administração. Para todos os eventos realizados buscamos a maior participação dos colegas profissionais da administração que atuam nos setores público, privado, ensino e sociedade civil.

Buscou-se ainda uma maior integração entre sistema do CRA-RS no estado e nacionalmente, assim como, a promoção de ações que permitissem a troca de experiências entre os colegas por meio de projetos sempre voltados para o aperfeiçoamento de suas habilidades e conhecimento.

Quais as principais ações realizadas nos últimos anos?

Durante esse período tivemos a ampliação de todos os eventos que já eram realizados pelo CRA-RS. Por exemplo, o CIDEAD, que atendia em média sete cidades, passou a estar em mais de 20 municípios, incluindo Porto Alegre.

Com a chegada da pandemia, o evento passou a ser on-line, e ampliou a participação para mais de 70 Instituições de ensino superior, com profissionais da área de administração e alunos de mais de 200 municípios.

O mesmo aconteceu com todos os demais eventos promovidos pelo CRA-RS. Tudo isso, deu maior visibilidade aos profissionais da área de Administração, levando conhecimento e integração a todos que tiveram interesse.

Neste período também colocamos no ar um novo site, remodelamos a Revista Master e a Master online. Em 2019 através de um trabalho cooperado e colaborativo, criamos o Comitê CRA-RS Mulher e, em 2020 e neste início de 2021, tivemos a ampliação do Comitê que, atualmente, está em mais de cinco regiões do RS.

Ressalto que nossa equipe sempre foi fundamental! Temos uma equipe muito boa com a colaboração de conselheiros, funcionários do CRA-RS e empresa terceirizada na área de comunicação. Todos sempre buscando a integração e a elevação da imagem do profissional de administração perante à sociedade.

Quanto aos convênios nacionais, foram realizados, principalmente nas áreas de empreendedorismo, tecnologia e inovação em todas as áreas de atuação do profissional da área de Administração. Além disso, o convênio internacional, fomentado a partir do CRA-RS, foi ampliado nacionalmente, beneficiando os profissionais de administração de todo o Brasil. Para 2021, esperamos fechar mais convênios nacionais e internacionais que possam beneficiar os colegas profissionais da administração.

O que podemos esperar nessa nova gestão? O que representa esta continuidade do trabalho que vem sendo realizado?

A experiência na função de vice-presidente de Relações Externas e o trabalho integrado entre Presidência, vice-presidentes, conselheiros do CRA-RS com os setores público, privado, ensino e sociedade civil, nos leva a crer que, cada vez mais, podemos promover o trabalho cooperado e colaborativo sempre buscando a elevação da imagem do profissional da área de administração.