CRA-RS leva a Administração para a Frente Parlamentar pela Qualificação da Gestão Pública
14/05/2019

CRA-RS leva a Administração para a Frente Parlamentar pela Qualificação da Gestão Pública
Apoio técnico pela qualificação da gestão pública no Rio Grande do Sul. Esse é o papel do CRA-RS junto à Frente Parlamentar pela Qualificação da Gestão Pública, lançada nesta terça-feira (14/05), no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Adm. Eduardo Loureiro. O evento contou com a presença da presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu e do presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz, além de autoridades públicas, representantes de entidades parceiras e Conselheiros do CRA-RS.
 
Segundo o Adm. Deputado Loureiro, é fundamental a profissionalização do setor público e consequentemente uma gestão mais efetiva. “Hoje temos corrupção, precariedade do serviço público e um volume alto de impostos. A sociedade não tem recebido o que gostaria”, disse ele, apontando a incorporação das ferramentas da ciência da Administração no serviço público como uma saída para o problema. Conforme antecipou o deputado, a primeira reunião da Frente deverá acontecer ainda no mês de maio com o objetivo de estabelecer um plano de trabalho. 
 
Presente na solenidade, o Adm. Walter Nique, diretor do Sindaergs, falou sobre a importância de participar da Frente. “Várias instituições presentes aqui cumprem a sua missão, cada uma com suas competências, e todas podem contribuir com esse propósito comum”, ressaltou. Aicaro Ferrari, diretor institucional da Famurs, também destacou a importância da iniciativa para a melhoria no atendimento às populações.
 
A presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu falou sobre a grande responsabilidade que órgãos públicos, a exemplo da autarquia, têm com a sociedade e, portanto, a importância de uma gestão eficiente e eficaz. De acordo com ela, a Administração é uma área ampla e tem muito a contribuir. “Somos os técnicos e temos as ferramentas para disponibilizar os dados para as melhores decisões. Mas o resultado dependerá dos prefeitos que queiram fazer”, disse ela, reforçando o papel da Famurs nesse processo e ressaltando ainda o papel do CRA-RS como multiplicador do IGM - Índice de Governança Municipal do CFA e do Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae).
 
Medalha da 55ª Legislatura – Na sequência da instalação da Frente, o deputado Adm. Eduardo Loureiro fez a entrega da Medalha da 55ª Legislatura ao presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Mauro Kreuz. “Nossa homenagem é pela contribuição que ele vem dando à profissão. O CFA está em boas mãos”, enfatizou o deputado. O Adm. Mauro Kreuz, muito emocionado, falou sobre a relevância das pessoas nos processos de gestão. “Quando falamos de gestão pública, estamos falando de qualificar gente. Conceitos, processos e metodologias são apenas meios. Precisamos compreender e respeitar o grande cliente que é a sociedade”, afirmou.