CRA-RS Mulher: encontros de inspiração e união por mais liderança feminina
09/03/2018

CRA-RS Mulher: encontros de inspiração e união por mais liderança feminina
Rotinas de produtividade, maternidade, igualdade entre gêneros no mercado de trabalho, postura ética, a mulher na política, união entre as mulheres. Esses foram alguns dos tópicos discutidos no CRA-RS Mulher - 2ª edição, evento open house em que o Conselho abriu as portas para as profissionais trocarem experiências. A presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu, mãe de duas meninas, esposa, professora e atual presidente da entidade de classe que representa milhares de profissionais da Administração, contou sobre sua experiência. A Administradora que tem vasta experiência na área da saúde destacou que chegou um momento em que ela teve que abrir mão do trabalho para se dedicar somente ao Conselho. “Tenho uma responsabilidade com a categoria. Assumi um papel, então farei bem feito até o final do ano", exaltou a Adm. Claudia.
 
Para a Adm. Dione é preciso muito mais que discutir fatos, mas sim momentos internos.
 
 
Adm. Dione Borges de Carvalho trouxe para a pauta o caso do professor que acalmou o bebê de uma aluna durante a aula. “Foi um gesto tão bonito, um gesto tão simples. A fala dele foi muito significativa no sentido dos direitos das mulheres, de estudar, de ter filho e de levar junto, o que para muitos incomodariam ter uma criança em sala de aula”, analisou, destacando que é preciso muito mais que discutir fatos, mas sim momentos internos. Como equilibrar todos os afazeres? De acordo com a Adm. Maira Moraes, a inteligência emocional é fundamental nesse sentido. “É por isso que a mulher tem tanto sucesso, porque ela realmente é multitarefas. O homem já é mais focado”, destacou. 
 
Dados do IBGE divulgados nesta quarta-feira (07/03) também foram ressaltados no encontro. A participação de mulheres em cargos gerenciais no Brasil em 2016 caiu consideravelmente em 2016. A pesquisa do IBGE mostrou que apenas 37,8% das posições de liderança são ocupadas por mulheres em 2016, contra 39% um ano antes e 39,5% cinco anos atrás. E são justamente esses dados que a nossa presidente, Adm. Claudia Abreu destacou no encontro. “Hoje já nos equilibramos no aspecto quantitativo, pois mais de 49% são mulheres, o que ainda temos que conquistar são os cargos de liderança, até porque empresas lideradas por mulheres têm, em média, rendimentos 21% acima da média industrial em seu país”, salientou, referindo-se a um estudo feito pela consultoria financeira McKinsey.
 
 
Por fim foi sorteada uma consultoria da Adm. Soraia Schutel, co-fundadora e CEO da Sonata Brasil e a sortuda foi a profissional Ana Paula Rodrigues. A palestrante e coach Ana Slaviero também realizou o sorteio do seu livro “De Freira a Coach”, que relata sua história de inspiração e sucesso.