CRA-RS participa de reunião do Fórum-RS e debate ensino a distância e anuidades
03/04/2019

CRA-RS participa de reunião do Fórum-RS e debate ensino a distância e anuidades
A presidente do Conselho Regional de Administração – CRA-RS, Adm. Claudia Abreu, mediou a reunião do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) realizada na manhã desta quarta-feira (03/04), na sede da OAB/RS. Além do ensino à distância das profissões regulamentadas, que já foi tema de outros encontros, a obrigatoriedade das anuidades dos Conselhos também entrou em pauta. Estiveram acompanhando os trabalhos o Conselheiro do CRA-RS Adm. Carlos Strey e a Gerente Executiva e presidente da Câmara de Saúde do Fórum-RS,  Adm. Marcia Brasil.
 
Reiterando a preocupação dos Conselhos de Classe em relação às diretrizes sobre o ensino à distância, principalmente em cursos das áreas da saúde, o presidente da OAB/RS e do Fórum-RS, Ricardo Breier falou sobre a necessidade de levar o debate à sociedade. “Nós não vamos conseguir evitar o EAD, o que está faltando é a regulamentação para não prejudicar a qualidade de ensino. Talvez nós possamos dar maior foco no ensino à distância das pós-graduações”, comentou, Ricardo.
 
Vice-presidente do Fórum-RS, a Adm. Claudia Abreu sugeriu a aproximação com deputados e a participação dos Conselhos Profissionais em audiências públicas a fim de criar uma frente parlamentar gaúcha para levar a discussão sobre o ensino à distância até Brasília. “Nós entendemos que esse assunto é um tema pertinente a toda a sociedade. Por isso, devemos unir esforços para implantar essa frente parlamentar a fim de ampliar essa discussão em Brasília”, defende a Adm. Claudia. 
 
Em relação às anuidades, debate reacendido pela Medida Provisória 873/2019 apresentada em março pelo deputado federal Tiago Mitraud (NOVO/MG) e que sugere acabar com obrigatoriedade das taxas dos conselhos profissionais, foi proposto que o assunto seja levado à imprensa a fim de esclarecer a importância do registro profissional. 
 
Participaram do encontro representantes dos Conselhos Profissionais de Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Biomedicina, Contabilidade, Engenharia e Agronomia, Enfermagem, Educação Física, Estatística, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Medicina, Relações Públicas, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Odontologia, Química, Serviço, Social, de Técnicos em Radiologia, de Técnicos Industriais, dos Representantes Comerciais, além da Associação Riograndense de Imprensa.