CRA-RS recebe visita da CEDPD

CRA-RS recebe visita da CEDPD

A presidente do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul CRA-RS) Adm. Claudia Abreu reuniu-se com membros da Comissão de Direitos da Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil-RS (CEDPD/OAB-RS), a fim de organizar uma parceria entre as entidades, para a promoção do tema aos profissionais de administração e empresas registradas no Estado.

Objetivando estreitar relacionamento entre as profissões para que possam defender amplamente os direitos dos trabalhadores que possuem limitações. Despertar interesse nos Administradores de Recursos Humanos para este assunto, buscando esses profissionais também qualificados que estão a mercê do cenário na busca por empregos.

“Entendo que podemos contribuir nas informações no sentido de onde essas empresas encontram pessoas com limitações e qualificadas e vice-versa. A ideia é juntar o CRA-RS, a comissão da OAB e outras instituições, para que juntos possamos discutir amplamente os indicadores e facilitar o acesso. Ainda existem algumas barreiras. Por isso há necessidade de ampliar esse conhecimento, e conhecer a qualificação de algumas pessoas para inspirar outras”, conclui Claudia.

O interesse da comissão é de saber mais sobre o assunto, principalmente como está atualmente o mercado de trabalho pós pandemia. “Fomos ao CRA-RS para conversar sobre temas em comum, como o mercado de trabalho, problemas como a admissão de pessoas com deficiência, dificuldades que existem como contratar com qualidade e como está a adoção de um recrutamento inclusivo dentro das empresas”, relata Maria Alice Costa Hofmeisser, membro da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/RS.

Segundo Claudia, no geral há dificuldades no recrutamento, mas muitos suprem a dificuldade física pela intelectual. “O próprio CRA-RS traz nos concursos vagas destinadas a deficientes, o qual os requisitos sempre são supridos. Inclusive tivemos adaptações na estrutura do Conselho por conta disso também. Esses assuntos precisam ser debatidos para que a união de entidades específicas contribuam para as soluções e diminuição nas filas de emprego”.

A Comissão Especial de Direito das Pessoas com Deficiência foi criada com o intuito de entender as dificuldades das pessoas com deficiência, criando um vínculo para que a Ordem possa dar representatividade a elas.

O encontro foi na sede do CRA-RS e também contou com presença do vice-presidente da CEDPD, Francisco Telles e da Adm. Gabriela Sanches, coordenadora administrativa/financeiro.