CRAs promovem Encontro de Representantes durante ERPA Sul
07/06/2022

CRAs promovem Encontro de Representantes durante ERPA Sul

O ERPA Sul foi um evento repleto de programações para os participantes presenciais. Quem pôde estar em Foz do Iguaçu no último sábado (4) pela manhã teve a oportunidade de realizar uma visita técnica à Usina de Itaipu, onde os participantes conheceram o funcionamento da hidrelétrica e o modelo de gestão binacional implementado pela empresa.

A parte da tarde na agenda contou com o Encontro de Representantes dos Conselhos Regionais de Administração da Região Sul, um momento para apresentação de cases de boas práticas das autarquias e para a troca de experiências que podem ser replicadas pelos colegas de profissão.

Os presidentes dos CRAs: Adm. Claudia Abreu (CRA-RS), Adm. Djalma Henrique Hack (CRA-SC), e Adm. Sérgio Lobo (CRA-PR) foram os anfitriões da reunião que contou com a participação de representantes do CFA e dos três Conselhos.

Iniciando as apresentações, o CRA-RS mostrou seu plano de renovação da sede na capital gaúcha para melhor receber e atender os registrados durante as reuniões, eventos e plenárias. Através do vice-presidente Institucional, Adm. João Alberto Gonçalves Jr., também foram apresentadas todas as Câmaras Especiais da autarquia, sua forma de atuação e os coordenadores de cada pasta presentes no local. Além disso, cada um deles teve a oportunidade de falar sobre os projetos que estão trabalhando atualmente.

O coordenador da Câmara de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Adm. Carlos Carrano, afirma que estes espaços de diálogo são essenciais para o desenvolvimento contínuo dos Conselhos: “O que eu mais gostei, foi a oportunidade da troca de práticas entre os estados, onde cada um pôde trazer suas inovações. Também foi muito importante a inciativa dos presidentes que incitaram e lideram este encontro”, afirma.

Ainda na apresentação do CRA-RS, falaram ao público presente, a vice-presidente Financeira, Adm. Izabel Lopes, o vice-presidente de Fiscalização e Registro, Adm. Luiz Klippert, e a vice-presidente de Relações Externas, Adm. Helenice Reis, cada um falando sobre as novidades de suas áreas de atuação.

O CRA-SC destacou a nova estrutura interna, implementada durante o primeiro semestre de 2022, onde foram definidas novas ferramentas de atendimento, novos canais de comunicação, entre diversas outras ações. Apresentado pela gerente administrativa, Adm. Fernanda Cachapuz, entre os destaques do case estavam a centralização estadual do atendimento ao registrado e o chatbot para atendimento via WhatsApp.

O case do Paraná foi apresentado pela vice-presidente do CRA-PR, Adm. Roselis Mazzuchetti (Bibi), sobre a plenária itinerante promovida em Londrina, segunda maior cidade do Estado, para se aproximar dos registrados em todas as regiões paranaenses.

Em um segundo momento, todos os presentes puderam pedir a palavra e dialogar sobre temas diversos de suas áreas de atuação e/ou interesses dentro dos CRAs. Como um dos representantes regionais do CRA-RS, o Adm. Marcos Ricardo Pretto falou representando os demais e teve a oportunidade de falar sobre Caxias do Sul e ações que estão sendo desenvolvidas por lá: “Estou no CRA há pouco mais de um ano, mas este período tive excelentes oportunidades de compartilhar com os colegas em encontros dos representantes promovidos pela autarquia. Neste sentido, estes momentos são muito importantes para alinhamentos e direcionamentos visando a valorização do profissional de Administração”, aponta.

O representante Pretto ainda aponta que ouvir as experiências dos colegas foi uma das melhores partes de todo o evento. “Percebi que no encontro promovido com os representantes dos três estados durante o ERPA foi possível ouvir experiências de ações desenvolvidas pelos colegas que podem ser replicadas por nós. No entanto, podemos perceber que o CRA-RS tem se mostrado atuante e está na vanguarda”, finaliza.