Cursos superiores na área da Administração são os mais procurados, mas qualidade preocupa
10/01/2020

Cursos superiores na área da Administração são os mais procurados, mas qualidade preocupa
De acordo com ranking de matriculados, apenas dos cursos de bacharelado, a Administração ficou em segundo lugar. Embora o curso de Pedagogia seja o curso com maior número de matrículas no ensino superior, a soma dos cursos superiores de Tecnologia e de Bacharelado posiciona a Administração como a área que concentra o maior número de estudantes nesse nível de educação.
 
Os dados são do Ministério da Educação e fazem parte do Censo da Educação Superior 2018. De acordo com o levantamento, os cursos da área da Administração são os que concentram o maior número de alunos: nos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão (CST) são 666.054 matriculados, enquanto o curso de bacharelado em Administração tem 703.254 estudantes.
 
O estudo comprovou que o número de matrículas na graduação aumentou e, pela primeira vez, as matrículas no ensino EAD superaram o número de matrículas no ensino presencial. No contexto geral do Censo, em 2018 foram ofertadas 7,1 milhões de vagas nos cursos de educação à distância e 6,3 milhões em cursos presenciais.
 
Qualidade preocupa
 
Ainda que seja a área mais procurada, o sistema CFA/CRA preocupa-se com a qualidade dos cursos. Em outubro de 2019, durante o IX Seminário de Fiscalização Profissional, promovido pela Câmara de Defesa da Sociedade e Grupo de Agentes Fiscais no âmbito do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS, o Vice-procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 4º Região, Gilson Luiz Laydner de Azevedo, afirmou que a Administração é a área na qual se encontra o maior número de descumprimentos da Lei do Estágio.
 
Em sua fala, o Vice-procurador-chefe citou, inclusive, resolução do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs) que busca inibir a contratação de estagiários sem a devida supervisão e programa. A Resolução Normativa 569 de 8 de agosto de 2019 disciplina e coloca como obrigatória, nos campos da Administração, a supervisão do estágio por profissional de Administração de nível superior, inscrito no CRA (Conselho Regional de Administração) da respectiva jurisdição e em dia com suas obrigações perante o Conselho.
 
Convênio com MPE
 
A orientação e fiscalização do estágio foi a principal pauta do IX Seminário de Fiscalização Profissional, IV Encontro de Conselhos Profissionais e Ordens e IV Encontro Nacional de Agentes Fiscais. Durante o evento, promovido pela Câmara de Defesa da Sociedade e Grupo de Agentes Fiscais no âmbito do Fórum dos Conselhos, ocorreu assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Ministério Público Estadual e o Fórum dos Conselhos.
 
O objetivo é promover ações conjuntas voltadas para aproximação e integração das instituições na fiscalização e educação. Durante o seminário foram discutidas ações e ampliações dos processos de fiscalização de estágios envolvendo os Conselhos e Ordens profissionais junto com o Ministério Público e o Ministério Público do Trabalho.