Discurso presidente Adm. Claudia Abreu - Abertura XV FIA
27/11/2017

Discurso presidente Adm. Claudia Abreu - Abertura XV FIA
Boa noite, como anfitriã deste evento agradeço imensamente aos componentes da mesa, em especial ao presidente do Conselho Federal de Administração, Adm. Wagner Siqueira, ao representante do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, Secretário Raffaele Di Cameli e ao prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci. Em nome destes, agradeço a todas as autoridades aqui presentes e já citadas no cerimonial. 
 
Cenários, Gestão de Pessoas, Inovação e Sustentabilidade e Gestão Pública. Quatro eixos temáticos que orientaram meses de trabalho para a realização do décimo quinto Fórum Internacional de Administração. Primeiramente agradeço a dedicação do Conselho Federal de Administração, do nosso comitê executivo nos nomes de Wagner Siqueira, André Saoncela, Presidente do CRA-RJ, Jorge Humberto Sampaio, Leocir Dal Pai, Leonardo Fuerth, e da nossa equipe local composta por Helenice Reis, Izabel Cristine Lopes, Fabio Ribas, Carlos Strey, Ruy Baratz, Iára Rosita, Ariele Dallegrave, Rafaela Johann e Neusa Hubner, além da nossa agência de comunicação Usina de Notícias, da agência de turismo Vento Sul e da Associação de Administradores do Rio Grande do Sul, executora da feira. Agradeço também ao Comitê Científico do evento e aos co-patrocinadores, CRA-RJ, CRA Mato Grosso e CRA Bahia e aos Conselhos Regionais que se fazem presente neste momento. Reconheço ainda o esforço de todos os funcionários dos Regionais e do CFA, que estão trabalhando por trás das câmeras. Sem o empenho de vocês, a realização deste Fórum não seria possível. 
 
Agora é hora de investir no novo, se diferenciar, quebrar paradigmas e não parar no tempo. E isso só é possível com a soma de esforços para promover capacitação e disseminar conhecimento. A retomada do crescimento e do desenvolvimento é muito falada, mas é preciso saber como chegar a isso de fato e como a Administração pode contribuir. Debater os obstáculos e adversidades mundiais é de extrema importância para traçar um caminho de recuperação econômica. Queremos que o FIA 2017 deixe como legado para os profissionais de Administração, empresários e sociedade como um todo, que com qualificação há, não só uma luz no fim do túnel, mas uma perspectiva de progresso e melhoria do nosso país. 
 
E por isso trazemos em três dias de trocas de conhecimento e experiência mais de 16 conferencistas renomados nacional e internacionalmente, falando sobre assuntos como geopolítica, gestão pública, startups e empreendedorismo, responsabilidade social e ética, mercado de trabalho, sustentabilidade, cultura organizacional, tecnologia, entre tantos outros assuntos que vislumbram um novo cenário. Cenário esse que o Administrador é o agente protagonista da mudança e o primeiro passo para transformação é o que estamos fazendo aqui: propagar conhecimento. 
 
O local que escolhemos não foi por acaso. Um dos principais destinos turísticos do País, Gramado também é modelo quando falamos de gestão. No Índice de Governança Municipal do CFA, a cidade da serra gaúcha conquistou o pódio no ranking do Rio Grande do Sul. Turismo aliado à hospitalidade das pessoas e à qualidade da gestão pública. Um muito obrigada ao prefeito de Gramado por estar nos prestigiando neste momento. 
 
Por fim, destaco que o desafio de preparar um evento deste porte é o mesmo desafio que temos em encarar os obstáculos diante de um mundo globalizado, que passa por uma crise ética, política e moral, em que a mudança é nossa única constante. Somente com planejamento, execução e controle unidos com a visão ampla estrategista de um profissional conseguiremos minimizar os prejuízos. Que juntos consigamos fazer do FIA uma oportunidade única para os profissionais da área e que os debates e trocas possam se multiplicar diante de um tema tão importante no contexto que vivemos. 
 
Muito obrigada e um bom evento a todos.