Em Brasília: II Fórum das Profissionais de Administração debate a mulher no mercado de trabalho
14/06/2019

Em Brasília: II Fórum das Profissionais de Administração debate a mulher no mercado de trabalho

A vice-presidente de Relações Externas do CRA-RS, Adm. Helenice Reis, e a Administradora Maria de Lourdes Guimarães Rotermund estiveram presentes no II Fórum das Profissionais de Administração, que ocorreu nos dias 13 e 14 de junho, em Brasília. O evento teve como tema “A Contribuição da Profissional de Administração na Transformação do Papel da Mulher na sociedade contemporânea”. O foco do Fórum foi o de mobilizar o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Administração em prol da conscientização referente ao papel da mulher.  Confira em vídeo a cobertura do evento. 

Na abertura, o Adm. Mauro Kreuz, Presidente do CFA, falou sobre a importância da realização do evento e destacou um propósito do Fórum que é sair sabendo algo “novo, impensado e inusitado”. O Presidente falou também sobre as milhares de mulheres desassistidas no País e questionou a todos presentes: “Como profissionais de administração, precisamos discutir as causas desse problema. O que podemos e devemos fazer para gerar políticas inclusivas para essas mulheres, para que elas não fiquem desamparadas num contexto sócio-político, econômico?”. 
 
O Fórum foi pensado a partir da metodologia “Oceano Azul”, que identifica espaços e oportunidades ainda não explorados. A diretora de Estudos e Projetos Estratégicos, Gracita Barbosa e o Diretor de Relações Internacionais e Eventos do CFA, Adm. Gilmar Camargo, agradeceram a presença das participantes e aproveitaram para falar um pouco da metodologia, fazendo também uma breve apresentação da programação, reforçando o objetivo do evento: criar estratégias para ajudar as mulheres na sociedade.
 
A vVice-Presidente de Relações Externas do CRA-RS, Adm. Helenice Reis e a Adm. Maria de Lourdes Guimarães Rotermund puderam presenciar a palestra de abertura da Vice-Presidente do Grupo Sabin, Janete Vaz e em seguida a programação completa das rodas de conversa, que tiveram como tema principal “A mulher na família – a partir da concepção”, em que as palestrantes puderam percorrer sobre os seguintes objetos: A mulher na família na perspectiva sistêmica; A mulher na família na perspectiva da superação; empreendedorismo feminino e educação.
 
Já no segundo dia, as rodas de conversa continuaram a acontecer e as convidadas discorreram sobre o tema central que foi “A mulher no trabalho – quebrando paradigmas”. Entre os assuntos tratados estavam: a mulher na construção civil, a mulher na perspectiva executiva, gestão da saúde, mulher na segurança pública e, por fim, questões fundiárias. 
 
As participantes se dividiram em oito grupos de trabalho e discutiram propostas de inclusão a mulher nos vários setores da sociedade. A coordenadora da CRIE, Gracielle Soares, explicou que a proposta era “mergulhar em novos mares para criar estratégias que ainda não foram usadas”. “O que podemos fazer para melhorar a história das mulheres, principalmente aquelas que ainda estão desassistidas pela sociedade”, orientou a Administradora. Cada grupo trabalhou um assunto específico na área feminina e após a atividade, elas apresentaram suas propostas sobre do tema que estudaram.
 
Ao final do evento, foram sorteados livros entre as participantes. No encerramento, o diretor da CRIE/CFA, Gilmar Camargo, agradeceu a participação de todas e o empenho da sua equipe, aproveitando também para convidar a todas presentes para os próximos eventos da autarquia.