Em meio a debate da PEC, Presidente do CFA assume como coordenador do Fórum dos Conselhos Federais
05/12/2019

Em meio a debate da PEC, Presidente do CFA assume como coordenador do Fórum dos Conselhos Federais
O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Mauro Kreuz, foi eleito, por unanimidade, coordenador do Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas, conhecido como “Conselhão”.
 
A escolha se deu em reunião realizada em Brasília (DF), nesta quinta-feira (05/12), na sede do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci). O vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim de Alencar Bezerra Filho, foi eleito coordenador adjunto. Já o representante do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter), Jenner de Morais, assume como secretário adjunto.
 
A nova diretoria terá alguns desafios importantes para 2020, como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 108/2019) que visa mudar a configuração legal dos Conselhos Profissionais. O texto classifica-os como pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que atuam em colaboração com o Estado.
 
Em seu discurso de posse, Kreuz disse que pretende implementar a gestão compartilhada, modelo de gestão já aplicado no Sistema CFA/CRAs, desde janeiro deste ano.