Empreendedoras debatem sobre gestão feminina nos negócios
06/09/2021

Empreendedoras debatem sobre gestão feminina nos negócios

A Comissão CRA-RS Mulher Litoral Norte, coordenada pela Adm. Nara Maria Müller, abriu os eventos do mês do profissional de administração do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS), com um painel sobre a gestão feminina nos negócios na quinta-feira, 2. Com a participação das administradoras Cláudia Moreira Matias, gerente do Hotel Mares do Sul, em Tramandaí, e Lucilene Gomes Ferrari, gestora da loja Safari Caça e Pesca, em Osório, o evento teve por objetivo compartilhar experiências e tirar dúvidas com as profissionais.

Durante a abertura, a vice-presidente do CRA-RS, Adm. Izabel Lopes, reforçou a importância do trabalho que o CRA-RS Mulher vem realizando. “Nosso comitê trabalha para buscar caminhos viáveis para que as mulheres profissionais da administração ocupem cada vez mais espaços de gestão por onde passam”, destacou.

Mediado pela vice-coordenadora da comissão CRA-RS Mulher Litoral Norte, Adm. Ione Sardão da Silva, o evento abordou temas como habilidades dos profissionais que buscam empreender, desafios durante e pós-pandemia, legislações vigentes e o espaço das mulheres no mercado de trabalho.

A Adm. Cláudia, que está à frente do Hotel Mares do Sul há 20 anos, vem de uma família de empreendedores e ressaltou que além do conhecimento, é necessário investir em tecnologia e o relacionamento interpessoal para conquistar o sucesso nos negócios. “Estamos atrás de inovação e tecnologia para nossos negócios, mas não podemos esquecer que todo empreendimento de sucesso é feito por pessoas e para pessoas”, destacou.

Já a Adm. Lucilene iniciou ainda criança no negócio da família – a loja Safari Caça e Pesca, de Osório -, e precisou se adaptar desde cedo ao mercado e às legislações que foram surgindo ao longo dos anos. “O conhecimento me solidificou no mercado. Nunca parei de estudar e isso facilitou minha trajetória”. A profissional ainda destacou a importância dos profissionais serem flexíveis para se adaptar aos novos momentos. “Um administrador passa o dia resolvendo problemas de vários setores, por isso precisamos ter conhecimento em várias áreas”, concluiu.

O evento completo está disponível no Youtube do CRA-RS e os  certificados de participação já estão em www.crars.org.br/eventos.