Empreendedorismo na pauta do Troca de Cartões do CRA-RS
19/09/2018

Empreendedorismo na pauta do Troca de Cartões do CRA-RS
O tema do empreendedorismo entrou mais uma vez na pauta do CRA-RS. Desta vez, o Troca de Cartões, evento de aprendizagem e networking promovido pela autarquia e realizado na FAMAQUI -  Faculdade Mario Quintana, em Porto Alegre, abordou a temática “Empreendedorismo – da teoria à prática reunindo acadêmicos e profissionais das áreas da Administração. 
 
O Adm. Michel Alves, CEO de startup que comercializa produtos de supermercados via internet em uma estrutura de marketplace, trouxe o cenário do empreendedorismo no Brasil, onde 60% das pessoas têm vontade de abrir um negócio, sendo esse o 4º sonho do brasileiro. Em 2017, houve recorde de abertura de empresas no Brasil, registrando 2,2 milhões de novos empreendimentos. “Mas e o que eu faço para empreender? Qual é o papel do Administrador nesse contexto?”, questionou o palestrante, respondendo sobre a importância de conhecer a si mesmo e seu cliente, além de desenhar o modelo de negócios e encontrar um sócio que seja complementar. Falou ainda sobre as habilidades necessárias por parte do empreendedor para evitar o fracasso: buscar oportunidades e tomar a iniciativa; correr riscos calculados; oferecer qualidade e eficiência; além de ser persistente, comprometido, buscar informações e estabelecer metas. 
 
Na sequência, Alex Sandro Caiel da Silva, co-fundador da FAMAQUI, apresentou o case de crescimento da universidade comentando sobre a matriz do empreendedor: perseverança, resiliência, força, humildade, foco e pensar positivo. “Empreendedorismo não é só negócio, tem que desmistificar. É um movimento que todos devem fazer dentro daquilo que desejam aplicar”, destacou. Ao final do evento, foi realizado um momento de networking entre os participantes.