Enaf 2021: CRA-RS participa de encontro sobre fiscalização em Brasília
13/07/2021

Enaf 2021: CRA-RS participa de encontro sobre fiscalização em Brasília

A semana anterior contou com muita discussão sobre fiscalização, cerne do sistema de conselhos, na edição de 2021 do Encontro Nacional de Fiscais do Sistema CFA/CRAs (Enaf). O evento ocorreu de forma híbrida, ou seja, tanto presencial, em Brasília, como virtualmente, e contou, ao todo, com a participação de cerca de 200 pessoas. Do Rio Grande do Sul estiveram presentes a presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu, o vice-presidente de Fiscalização e Registro, Adm. Luiz Klippert, os conselheiros Adm. Lucas Rubinger e Adm. Nadir Becker, o coordenador do setor de fiscalização e registro, Adm. Durand Uminski, e a conselheira federal Adm. Cláudia Stadtlober.

Com palestras que buscaram fazer um diagnóstico da situação da área em todo o Brasil e apontar os melhores caminhos e soluções, o Enaf deste ano era bastante aguardado pelos profissionais, segundo o diretor de Fiscalização e Registro do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Carlos Alberto Ferreira Júnior. “A gente desenhou isso muito calmamente. Eu viajei vários estados nos últimos quatro meses para conhecer o trabalho desenvolvido por cada um dos regionais e entender o que está acontecendo. É muito importante esse compartilhamento de experiências dos estados que estão fazendo coisas exitosas”, afirmou na abertura.

Para o vice-presidente de Fiscalização e Registro do CRA-RS, Adm. Luiz Klippert, o evento propôs um intenso debate sobre o fortalecimento da fiscalização no país e sobre o aprimoramento do trabalho dos fiscais, inclusive através do cruzamento de dados por meio de convênios que estão sendo estabelecidos com outros órgãos. Também foram constituídas comissões nacionais que ficarão responsáveis pela análise e planejamento de todas as ações do Sistema voltadas à fiscalização.

“O RS estará representado nessas comissões a fim de compartilhar com os demais estados a nossa expertise. Saímos com um comprometimento ainda maior em prol da atividade fiscalizatória, que é a razão de existir dos conselhos profissionais”, ressaltou Klippert.

Ao comentar a relação entre o trabalho desempenhado na fiscalização, o presidente do CFA, Mauro Kreuz, lembrou que os Administradores são os mais indicados para trabalhar com gestão. “Eu não sou político, eu sou um gestor. Sou vocacionado em resultados. Gestão em primeiro lugar na casa da Administração.”