Encontro de Delegados e Coordenadores de Câmara faz balanço do ano e alinha ações para 2019
15/12/2018

Encontro de Delegados e Coordenadores de Câmara faz balanço do ano e alinha ações para 2019
Evento reuniu Delegados, representantes, conselheiros, coordenadores e membros de Câmaras e da diretoria
 
O panorama da Administração no Rio Grande do Sul. Este foi o norte do Encontro de Delegados e Coordenadores de Câmara do CRA-RS, realizado ao longo deste sábado (15/12), no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre. O evento reuniu Delegados, conselheiros, coordenadores de Câmaras e da Diretoria. Durante a abertura, o Adm. João Alberto Gonçalves Junior, vice-presidente Institucional, destacou a importância de as unidades estarem alinhadas, em prol da profissão, buscando consubstanciar o Conselho. “Temos uma equipe dedicada e empenhada, agora precisamos estar em sinergia e fazer uma autocrítica, para realizarmos um trabalho mais efetivo para a Administração”, salientou.
 
O vice-presidente Administrativo, Adm. Sérgio José Rauber, que representou a presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu, reforçou a fala, dizendo que o Conselho deve estar alinhado com todas as cidades que possui representantes. “Precisamos mostrar que somos um Conselho do Rio Grande do Sul, e não de Porto Alegre”, exaltou. 
 
Em seguida, os coordenadores de câmaras expuseram as principais ações do ano de 2018, bem como o planejamento para 2019. Abrindo a rodada de apresentações, o Adm. Flávio Abreu, coordenador da Câmara Especial de Gestão Pública, ressaltou a atuação em ações com o poder público que promovam melhoras nas condições da profissão e do Conselho. Na sequência, a Adm. Nara Maria Müller, coordenadora da Câmara Especial de Ensino, explicou a dinâmica e as novidades que ocorrerão na câmara, bem como as atividades previstas para 2019, destacando o XII Encontro de Professores e Coordenadores de Cursos da área da Administração (EPROCAD). Nara apresentou, ainda, mudanças na forma de organização dos eventos, bem como salientou as conquistas que cativam mais participantes. 
 
O Adm. Gilberto Zereu, membro da Câmara Especial de Mediação e Arbitragem, explanou o referente relatório de atividades. Zereu abriu sua exposição reforçando o pioneirismo da câmara na capacitação de profissionais da Administração em métodos extrajudiciais de solução de controvérsias. Na Câmara Especial de Administração em Saúde, o coordenador, Adm. Alexandre Andara, mostrou o papel da câmara junto às atividades profissionais da Administração que estejam presentes em instituições de saúde. Segundo ele, ao longo de 2018, foram realizadas diversas reuniões, principalmente em ambientes hospitalares, para constatar a realidade da Administração nesses espaços. “É importante que o Administrador esteja presente nas atividades que lhe competem, inclusive na gestão de hospitais”, constatou.
 
Encerrando a parte das câmaras, a Adm. Jaqueline Trimpler, Coordenadora Adjunta da Câmara de Jovens Administradores, salientou a importância da câmara em cumprir o papel de aproximar estudantes e recém-formados ao Conselho, através de atividades que cativem este público. Na ocasião, a Adm. Jaqueline falou sobre a reformulação do evento Troca de Cartões, que desde as duas últimas edições conta com dois profissionais – um Administrador e um profissional de outra área – e como ela pode trazer mais participantes para os eventos, abordando temáticas relevantes para o exercício profissional, através de diversos olhares.
 
Os eventos também tiveram destaque no encontro, com apresentação da Adm. Helenice Reis, vice-presidente de Relações Externas. Tendo como carro-chefe o XVI CIDEAD, o CRA-RS teve um crescimento expressivo no número e na qualidade dos eventos realizados em 2018, com uma equipe grande e comprometida em promover atividades benéficas aos profissionais da área da Administração. O balanço financeiro ficou a cargo da Adm. Izabel Cristine Lopes, vice-presidente Financeira, que trouxe uma demonstração contábil, apresentando dados financeiros e econômicos do CRA-RS.
 
Dando continuidade aos trabalhos, o Adm. Luiz Klippert fez uma síntese da parte de fiscalização e destacou que um dos objetivos principais do Conselho foi ampliar a atividade. “Aumentamos em 50% a ação fiscalizatória no último ano, principalmente no interior”. Segundo ele, um dos grandes problemas nesta dinâmica foi a judicialização dos processos de fiscalização, que impedem o exercício de uma das principais funções do CRA-RS. 
 
Em relação ao registro profissional, a Adm. Nadir Becker, coordenadora da Câmara de Registro, compartilhou com os participantes as situações que levam o profissional a não se registrar ou a cancelar seu registro, os quais, segundo ela, são consequência, em grande parte, pelo desemprego. 
 
Encerrando as atividades do dia, os delegados das seccionais do CRA-RS no interior levantaram pontos sobre o desenvolvimento de mais ações nos municípios e solicitaram uma atenção maior da sede de Porto Alegre. Para o delegado de Santa Cruz do Sul, Adm. Lucas Rubinger, é importante que as unidades tenham acesso aos contatos dos profissionais da região ou acesso a uma plataforma que permite o contato da unidade com os mesmos. Além disso, os delegados fizeram sugestões de ações nas áreas de comunicação, assuntos administrativos, fiscalização e outros temas, buscando contribuir no papel do Conselho. 
 
O vice-presidente de Fiscalização e Registro, Adm. Bruno José Ely falou da aproximação do Conselho com as IES e sobre as novidades na Carteira de Identificação Profissional (CIP). Já a presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu, que fez o fechamento, ressaltou a importância da união da gestão para realizar as atividades ao longo do ano, bem como a parceria com os delegados e coordenadores de câmaras.