Encontro Nacional em Brasília debate Fiscalização
27/06/2019

Encontro Nacional em Brasília debate Fiscalização
Nos dias 27 e 28 de junho realizou-se em Brasília o Encontro Nacional de Fiscais do Sistema CFA/CRAs.  Representantes de todo o Brasil estiveram na sede do Conselho Federal de Administração discutindo os principais temas atinentes à área, a fim de construir um plano anual de trabalho. 
 
O Presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz, destacou que a fiscalização é a atividade fim do Sistema, e mencionou a retomada do ONECAD - Observatório Nacional dos Egressos dos Cursos de Administração, ferramenta que permite traçar um perfil dos egressos e poderá ser utilizada pelos fiscais para localizar e registrar os bacharéis. 
 
Para o Diretor de Fiscalização e Registro do CFA, Adm. Carlos Alberto Ferreira Jr., devem ser aplicados na Fiscalização os princípios da gestão compartilhada, bandeira desfraldada pela atual diretoria do Conselho Federal. A ideia é que o Plano Anual de Fiscalização do CFA seja resultante da contribuição de todos os Regionais.    
 
O CRA-RS se fez representar pelo Presidente da Câmara de Fiscalização, Adm. Luiz Klippert, acompanhado dos quatro fiscais que integram a equipe de fiscalização do Conselho Regional.  A delegação gaúcha compartilhou com os demais participantes algumas experiências importantes, tais como a articulação com o Poder Judiciário Federal e as visitas orientativas aos órgãos públicos. 
 
Para o Conselheiro Klippert, "precisamos ter a Justiça ao nosso lado, pois a atividade fiscalizatória tem como objetivo final a defesa da sociedade".  Neste sentido, relatou a produtiva reunião com o Presidente do TRF-4 para dirimir dúvidas dos desembargadores no que tange aos processos que envolvem o CRA-RS.  A articulação com o parlamento também foi lembrada: "Nossos fiscais sofrem com a fragilidade da lei de regência profissional.  Precisamos incrementar a nossa ação junto aos deputados e senadores, para que a legislação seja aprimorada e atualizada", afirmou.  
 
No segundo dia do evento, os representantes do CRA-BA e CRA-ES apresentaram sua estratégia de fiscalização dos atestados e dos responsáveis técnicos.  Aproveitando a estada em Brasília, o Conselheiro Klippert também realizou uma visita técnica ao Conselho Regional de Administração do Distrito Federal, onde reuniu-se com o Presidente do CRA-DF, Adm. Udenir Silva.