ERPA Sul 2022 debate gestão, inovação e sustentabilidade

ERPA Sul 2022 debate gestão, inovação e sustentabilidade

Na última sexta-feira, 3 de junho, Foz do Iguaçu foi a cidade escolhida para sediar o Encontro Regional de Profissionais de Administração – Região Sul (Erpa Sul) de 2022. O evento, que já havia sido postergado duas vezes pela necessidade de distanciamento social devido à pandemia de Covid-19, foi promovido pelo Conselho Federal de Administração (CFA) em conjunto com os CRAs da região Sul do Brasil com o tema “Gestão, Inovação e Sustentabilidade”.

Com a proposta de discutir o papel da Administração no desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas socioambientais, o encontro foi realizado de forma híbrida, presencial no Rafain Palace Hotel e online, com transmissão pelo canal CFA Play, além de interação permanente entre participantes e palestrantes com app do evento.

A solenidade de abertura reuniu os presidentes dos Conselhos Regionais de Administração do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os administradores Sérgio Pereira Lobo, Djalma Henrique Hack e Claudia Abreu, respectivamente; o presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz; e o prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Brasileiro. Para o governante, receber o evento em seu município foi motivo de grande orgulho: “É uma grande satisfação receber um evento deste porte, porque discutir Administração, seja ela pública ou privada, é uma contribuição para a sociedade”.

Sérgio falou da satisfação em realizar o Encontro após a espera de dois anos. Ele também agradeceu a presença do público, mas lamentou as restrições impostas pela pandemia. “Infelizmente tivemos que limitar a quantidade de público presencial para garantir o distanciamento social”, declarou o presidente do CRA-PR.

Em suas falas, todos os presidentes também renderam inúmeros agradecimentos. A presidente do CRA-RS destacou, ainda, a necessidade de pensar no futuro e no mundo que “estamos deixando para as próximas gerações”. Além disso, ela apontou que a Inovação deve servir aos seres humanos, não apenas trazer mais lucro para as empresas. "Nós fomos muito felizes na escolha dos tema deste evento e eu desejo, do fundo do meu coração, que nós saiamos daqui refletindo, não só adquirindo conhecimento. Os profissionais da ADM falam muito do CHA - Conhecimento, Habilidade e Atitude, mas é preciso pegar esse conhecimento que vamos adquirir aqui e refletir se este condiz com nossas ações. Porque somos nós que fazemos a diferença em cada ambiente. Por isso, gerem expectativas, estejam abertos ao novo e vamos construir um país melhor", finalizou em seu discurso. 

Já o presidente do CRA-SC falou do papel do regional em servir a sociedade: “Quero que esse Encontro traga para nós essa grande visão, não só para o nosso país, mas sobretudo para a nossa região Sul”, afirmou.

Palestras nacionais e internacionais

Com programação diversa durante todo o dia, foram realizadas palestras sobre os temas mais atuais do mundo da Administração. O Diretor Administrativo da Itaipu Binacional, Alm. Paulo Roberto da Silva Xavier, foi o primeiro a subir ao palco. A sua palestra foi mediada pelo Adm. Mauro Kreuz e, na ocasião, Paulo abordou os desafios de gerenciar a barragem hidroelétrica no rio Paraná, localizada entre o Brasil e o Paraguai.

Gestão e inovação foi o assunto do primeiro painel mediado pela presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu. O tema foi debatido pelo diretor adjunto de Comunicação e Marketing da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, Hudson José. Ao lado dele, mas no formato on-line, estavam o administrador e professor da PUC-RS, Jorge Audy, e pelo sócio e Diretor Geral da Teltec Solutions, Diego Brites Ramos.

O segundo painel tratou da sustentabilidade e contou com a mediação do presidente do CRA-SC, Adm. Djalma Hack. Participaram do debate a administradora paraguaia, Lídia Rosa Saldivar Salinas; e do administrador Fabrício Baron Mussi, que atualmente trabalha no Departamento de Obras e Manutenção de Itaipu; e no formato on-line, diretamente dos Estados Unidos, o painel foi enriquecido com a presença do presidente e CEO da Global Urban Development (GUD), Marc Allan Weiss.

O último painel foi sobre “Lições da pandemia”. Mediado pelo presidente do CRA-PR, Adm. Sérgio Lobo, o assunto teve a participação da especialista em Administração em Saúde Pública, Saúde da Família e Direitos Humanos na América Latina, Rosa Maria Jeronymo Lima; e dos palestrantes internacionais Oscar Malfitano Cayuela (Argentina) e Daniel Reboredo (Uruguai).

O presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz encerrou o evento enaltecendo a riqueza do Encontro. Segundo ele, o Erpa Sul fez o público “viajar por várias temáticas”. O administrador uma profunda análise sobre os assuntos abordados e ressaltou a importância de pensar sobre a responsabilidade social de algumas inovações. Além disso, o administrador reforçou, mais uma vez, que o Brasil não tem um plano de nação. “Tem países que têm e, quem sabe por isso, lideram quando o assunto é inovação. Mas, nós não temos nada”, alertou.

Participação do CRA-RS

A delegação do CRA-RS compareceu em peso no evento, com mais de 20 membros da diretoria, conselheiros, representantes regionais, membros de câmaras e colaboradores participando ativamente da concepção, organização e de toda a programação do evento.

Para a conselheira Adm. Maria D'Lourdes Guimarães Rotermund, o ERPA Sul “se constitui num importante evento em que houve um troca de experiências entre os três CRAs, principalmente entre os participantes. Cada palestra foi uma oportunidade de agregar conhecimento e de debater conteúdos com abordagens inovadoras com colegas das diferentes regiões”.

Já para a vice-presidente Financeira, Adm. Izabel Lopes, o tema da sustentabilidade, que permeou todos os debates, é essencial para se pensar a gestão do futuro: “o evento foi importante para reflexão sobre o nosso papel na gestão, inovação e sustentabilidade, pois é um desafio de cada indivíduo, de cada empresa, de cada governante, ou seja, é o desafio de todos para nos mantermos vivos no planeta”, aponta.

Como uma das representantes da comissão organizadora, a Adm. Helenice Reis, vice-presidente de Relações Externas da autarquia, há uma felicidade da realização do encontro após dois anos de espera. “O ERPA Sul foi um evento construído e reconstruído três vezes: começamos a fazê-lo em 2019 para o ano seguinte, e em 2020 tivemos que suspende-lo na pandemia. Em 2021 começamos a reconstrução, com prazo de setembro daquele ano e não aconteceu. Temos hoje o êxito de que este evento está finalmente acontecendo, pois ele promove a conexão entre os colegas, novas oportunidades de projetos em conjunto e, como foi uma experiência colaborativa importante entre CRAs e CFA, os palestrantes puderam colocar as transformações que eles viveram em suas falas, pois a vida de todos mudou e ganhamos assim um evento mais completo e atual sobre a Administração. É um momento de reconhecimento e engajamento para os profissionais da área”, afirma.

Veja aqui o vídeo de melhores momentos do evento produzido pela assessoria do CRA-RS.

Clique aqui e confira o Erpa Sul na íntegra via CFA Play.

/ Com informações colaborativas da Assessoria de Imprensa do CFA