FÓRUM-RS debate conquistas e programa ações para 2019 em reunião
12/12/2018

FÓRUM-RS debate conquistas e programa ações para 2019 em reunião
CRA-RS recebeu encontro da diretoria do FÓRUM-RS e da plenária
 
O Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS (FÓRUM –RS) realizou, na tarde desta quarta-feira (12/12), mais uma reunião de diretoria. O encontro, que ocorreu na sede do CRA-RS, teve como destaque a conquista de assento da Câmara de Saúde junto ao Comitê de Saúde do Judiciário Gaúcho (CNJ). A entidade vem discutindo questões relacionadas a judicialização da saúde, buscando pautar sugestões de transformações para melhorias nas condições de saúde, bem como combate às condutas negativas que prejudiquem o sistema. O FÓRUM-RS, agora, integra o Gabinete de Crise, junto com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, a Confederação Nacional dos Municípios e a Defensoria Pública Estadual. Criado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RS (COSEMS RS), o Gabinete de Crise tem como finalidade levantar e analisar as transferências de recursos de custeio do estado, para as ações de saúde no âmbito dos municípios.
 
Um dos assuntos também debatidos foi a questão do ensino à distância nas mais diversas áreas, questionando sobre a eficácia desta metodologia, com enfoque nos cursos da área da saúde. “É preciso aprofundar a discussão sobre a qualidade do ensino que está sendo disponibilizado”, apontou Luciana Kael de Sá, presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia - 7ª Região.
 
Na sequência, a presidente do Fórum/RS e também presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu, sugeriu ações de integração dos ex-presidentes. “São pessoas que contribuíram para a história do FÓRUM-RS e que podem continuar colaborando, aplicando seus conhecimentos e ajudando no progresso da nossa atuação”, destacou.  Ainda, a diretoria se organizou para agendar reunião de aproximação com o governo do estado, que toma posse em janeiro de 2019. 
 
Estiveram presentes, além das presidentes do CRA-RS e CREFONO7, José Pedro Martins, coordenador técnico institucional do CRMV-RS; Lisandra Dornelles, presidente do CRMV-RS; Juliano Abadie, vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RS; Everton Borges, membro do Conselho Regional de Farmácia do RS; Adm. Márcia Valéria Borba Brasil, Gerente Executiva do CRA-RS; Silvia Salcedo, OAB/RS; e Julio Cezar Caspani, OAB/RS.
 
Em seguida, a presidente Adm. Claudia Abreu se reuniu com os presidentes dos conselhos regionais das profissões regulamentadas, para a reunião da plenária. Nesta segunda parte, os participantes apresentaram-se e debateram sobre a realidade dos conselhos e a importância das entidades para as ações fiscalizatórias, bem como a forma que está sendo conduzida o ensino das profissões.