FEAC/UPF conquista Certificação ISO 9001:2000
12/06/2009

FEAC/UPF conquista Certificação ISO 9001:2000

A BSI é uma empresa multinacional com sede no Reino Unido (Inglaterra), que atua como provedora de serviços técnicos desde 1901. Através de sua atuação como fórum normalizador do Reino Unido elabora, fomenta e gerencia os comitês de estudos para elaboração de normas técnicas - as renomadas normas BS.
As capacitações para assegurar a qualidade nos serviços prestados na FEAC tiveram início há dois anos. Servidores passaram por um processo de aperfeiçoamento de práticas de trabalho baseados em procedimentos para atingir um sistema de gestão da qualidade efetivo. “Para que a certificação fosse assegurada, entramos num processo de padronização das ações, construção dos fluxos dos trâmites e que obedecem a padrões internacionais. Isso nos fez diminuir uma série de custos, aumentar a produtividade dos funcionários e oferecer agilidade ao atendimento”, comemora o diretor, professor Montoya. Na opinião dele, outra questão importante é a rastreabilidade. “Nós sabemos, agora, onde estão os processos, quanto demoraram e, com isso, podemos identificar onde estão os erros e onde estão as virtudes”, assegura.
De acordo com o auditor líder da empresa BSI Brasil, João Batista Saraiva, o sistema ISO 9001:2000 prega a conformidade dos requisitos do serviço do produto. “Essa certificação é padronizada no mundo todo para qualquer tipo de empresa ou instituição e busca a melhoria contínua. Para uma instituição de ensino, como é o caso da FEAC, que já apresenta as teorias, é uma demonstração da aplicação das teorias na prática”, afirma.
A encarregada administrativa da unidade, Deise Rodiguero, confirma que os esforços foram muitos, mas o resultado compensa. “Mesmo porque os maiores beneficiados com todas essas mudanças serão os estudantes, que receberão serviços mais ágeis”, enfatiza. O trabalho de implementação das mudanças foi coordenado na unidade pelos professores Rejane Duarte e Geraldino Buffon.
Além do processo de certificação ser bastante rigoroso, a manutenção deste diferencial também é complexa. A cada seis meses, a Faculdade passará por uma auditoria, que analisará constantemente os serviços prestados.