Feira Brasileira do Varejo 2018 fomenta empreendedorismo, inovação e desenvolvimento do setor
04/06/2018

Feira Brasileira do Varejo 2018 fomenta empreendedorismo, inovação e desenvolvimento do setor
A sexta edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV 2018) iniciou na capital gaúcha na última segunda-feira (29/05). Realizada pelo Sindilojas Porto Alegre, o evento tem como o objetivo reunir fornecedores e lojistas no Centro de Evento da FIERGS para ampliarem os seus negócios. Durante os três dias de programação, em paralelo à Feira ocorreu o Congresso Brasileiro do Varejo.
 
A presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu esteve representando o Conselho na solenidade de abertura e destacou a importância da FBV que já está na sua sexta edição e que cresce cada vez mais. O presidente da 6ª FBV, Adm. Ronaldo Sielichow que, inclusive já foi destaque do Prêmio Mérito em Administração do CRA-RS, destacou que o evento busca promover parcerias e trazer novidades para o setor. Ele frisou também a importância da cooperação para vencer as adversidades: “É um momento de união para aqueles que buscam o desenvolvimento por meio do trabalho”.
 
A Feira conta com mais de 70 estandes e aproximadamente 40 palestras. Além disso fomenta o empreendedorismo e a inovação com ações que possibilitam o encontro de profissionais ligados às tendências de mercado com novas tecnologias. É o caso do Varejo Now, um desafio tecnológico voltado para estudantes e profissionais que gostam de empreender.
 
Varejo Now: uma maratona de ideias para revolucionar o varejo
 
Indo ao encontro de um dos propósitos do CRA-RS que é estimular o desenvolvimento de um setor, município, Estado ou até mesmo País por meio do empreendedorismo e inovação, o Sindilojas lançou no ano passado o Varejo Now, uma maratona de programação para desafiar os participantes a desenvolver soluções de impacto para o varejo brasileiro.
 
Os times inscritos tiveram que apresentar um projeto que contemple um dos quatro assuntos elencados pela organização: gestão de estoque em tempo real; gamificação para engajar pessoas; experiência de compra personalizada; conectar loja física e digital e conversão de compras. A partir disso, as startups inscritas são avaliadas por um comitê técnico composto por profissionais do Sindilojas Porto Alegre, Sebrae e Unitec, essa última sendo representada pelo palestrante da primeira etapa do CIDEAD 2018, Carlos Eduardo Aranha.
 
As três melhores recebem um prêmio de R$ 5.000,00 (1º lugar), R$ 3.000 (2º lugar) e R$ 2.000,00 (3º lugar), mais três meses de incubação gratuita no Complexo Tecnlógico Unitec.