Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões do RS elege nova presidência
29/03/2022

Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões do RS elege nova presidência

Na manhã da segunda-feira (28), ocorreu a primeira reunião presencial do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões do RS desde o início da pandemia. Na pauta, apenas um tópico: a eleição da presidência para o biênio de 2022-2024. O eleito foi o presidente da OAB-RS, Leonardo Lamachia, que sucedeu o também advogado Ricardo Breier, ex-presidente da mesma instituição.

O Fórum representa cerca de um milhão de profissionais no estado, sendo composto por 26 conselhos, uma associação e duas ordens (de advogados e de músicos). A missão da entidade é a de defender os interesses da sociedade, defender as prerrogativas dos profissionais, pugnar pela boa aplicação das leis, da Justiça social e do desenvolvimento integrado do estado e do País.

A diretoria do CRA-RS esteve presente e liderou o debate pela necessidade de revisão da estrutura organizacional e do estatuto da organização. Para a presidente do CRA, Adm. Claudia Abreu, "Após ter presidido o Fórum em 2018 ver a continuidade da representação da OAB-RS junto a uma autarquia federal, é uma honra ter esta cadeira cativa e poder contribuir como administradora para este grande grupo de profissionais. Uma das oportunidades que o Conselho nos dá quando se coloca à disposição neste trabalho voluntário é poder participar e levar as demandas e opiniões da nossa categoria para somar esforços junto às outras profissões regulamentadas", apontou. O conselheiro Adm. Carlos Strey também representou a autarquia no evento. 

Os diretores e representantes presentes na reunião justificaram a escolha da permanência da OAB-RS à frente da presidência ao reconhecerem as demandas que este ano eleitoral ainda deve trazer e o trabalho da Ordem frente à defesa das pautas de interesse dos profissionais que integram o Fórum. Após sua eleição por aclamação, Lamachia firmou o compromisso de avançar com os pleitos através de uma gestão amparada no diálogo e na participação de todos.

“Eu fico honrado por acreditarem que a Ordem pode continuar na presidência do Fórum pelos próximos dois anos. Deixo aqui o meu compromisso com uma gestão participativa, em regime de copresidência. O Fórum representa milhares de profissionais e eu agradeço pelo respaldo e confiança no nome da instituição OAB-RS para seguir com os trabalhos. Acredito que, por meio de uma gestão conjunta, todos conseguiremos crescer e avançar nas pautas necessárias às classes representadas”, afirmou o presidente.

A próxima reunião do Fórum deve acontecer na primeira quinzena de abril para definição da nova estrutura organizacional da entidade e eleição dos vice-presidentes para o biênio.

- - - - 

Com informações da OAB-RS