No dia 11 de março, o CRA-RS, em parceria com a Faculdade de Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RS), realizou palestra em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Intitulada “A Mulher o e Amor”, o evento teve como palestrante a psicanalista e sexóloga Regina Navarro Lins, também consultora do programa “Amor e Sexo”, da Rede Globo.

O evento teve início com as boas vindas da Coordenadora Acadêmica dos Professores da ESPM, Ana Cláudia Fleck; na sequência, a presidente do CRA-RS, Adm. Cláudia de Salles Stadtlober destacou a parceria com a ESPM, lembrando que o primeiro evento do Conselho em homenagem ao Dia da Mulher foi realizado justamente na instituição. A Adm. Cláudia destacou ainda a presença também masculina no evento, ressaltando a importância da data.

Regina deu início à palestra contando ao público sua pesquisa, iniciada há 15 anos, sobre o “amor”. Autora de onze livros, seu último trabalho foi “O Livro do Amor”, no qual a psicanalista aborda o tema em uma longa viagem, que tem início há 5.000 anos. Regina apresentou ao público as formas como as mulheres eram representadas nos diferentes períodos históricos e abordou a mentalidade patriarcal.

A consultora trava uma batalha contra a ideia do “amor romântico”, criado no século XIX e que permanece até hoje na sociedade. Diferente da ideia de romance, o amor romântico acredita que uma pessoa completa a outra. “O amor romântico só acontece no Ocidente, os ocidentais amam estar amando, se apaixonam pela paixão; e a grande viagem do ser humano é curtir a si mesmo”, explicou. A sexóloga acredita que estamos vivendo uma época de mudanças nas relações, principalmente na forma de se viver um casamento. Para ela, o amor cada vez exige menos sacrifícios e o foco da relação é fazer com que o outro cresça. Ao final da palestra, Regina abriu um momento para perguntas do público, que se mostrou bastante interessado em discutir o assunto.

O evento foi realizado em parceria com Astec - Associação dos Técnicos de Nível Superior do Município de Porto Alegre e Acespa – Associação dos Administradores, Contadores, Economistas e Estatísticos do Serviço Público Municipal de Porto Alegre.