Metodologia de inovação social é foco de debate no XVI CIDEAD, em Bagé
04/09/2018

Metodologia de inovação social é foco de debate no XVI CIDEAD, em Bagé

“Não vamos ganhar mais dinheiro fazendo a mesma coisa. Tem que pensar, fugir da desculpa.” O Administrador Vinícius Mendes Lima mexeu com o público em noite de casa lotada ao falar sobre “Administração no Ecossistema de Inovação”, em mais uma edição do XVI CIDEAD – Ciclo de Debates de Administração, promovido pelo Conselho Regional de Administração do RS (CRA-RS). O evento reuniu mais 200 pessoas no Instituto de Desenvolvimento Educacional de Bagé – IDEAU.

O Administrador apresentou sua metodologia de inovação social, a By Necessity, já presente em 11 países, que fomenta o desenvolvimento de negócios em comunidades de periferia com a criação de planos de novos negócios a zero ou baixo custo inicial. “Quatro mil alunos já passaram pelo método, sendo que 70% deles começaram seus negócios em sete dias”, disse. O palestrante contou sua trajetória empreendedora – que inclui cantinas em presídios, cantor de funk, barracas de crepe em escolas, sócio de produtora de formatura, dono de complexo esportivo e cultural, entre outros - destacando a importância da inovação social como mudança para o país.

“O nosso desafio é transformar projetos em modelos de negócios sustentáveis”, destacou o Adm. Lima, ressaltando que inovação não é só tecnologia digital, mas sim pensar fora da caixa, ainda mais em um país em que 26% da população não tem acesso à internet 3G. “Inovação é inventar algo que pode ser absorvido pelo mercado e não necessariamente vem do digital”, enfatizou. A metodologia By Necessity é empregada no Programa Inova Jovem, do Governo Federal, e já está entre os três mais relevantes escolhida pelos países que fizeram parte do G20, durante Reunião da Cúpula de Ministros de Juventude em maio, em Madri e Lisboa. O XVI CIDEAD segue nesta quarta-feira (5), em Santa Cruz do Sul, com palestra do Adm. Gustavo Piardi, que já foi gestor de projetos de internacionalização com imersão de empresas brasileiras no exterior (Vale do Silício e Portugal).