Metodologias inovadoras para o ensino-aprendizagem: mais que uma evolução, uma revolução
29/03/2018

Metodologias inovadoras para o ensino-aprendizagem: mais que uma evolução, uma revolução
Na última segunda-feira (26) ocorreu o primeiro módulo do curso "Metodologias Inovadoras para o Ensino-aprendizagem em Administração", promovido pelo CRA-RS por meio da Câmara de Ensino e em parceria Escola de Administração da UFRGS. Um dos participantes, Marcus Spohr, destacou que está cada vez mais delicado atrair a atenção do aluno e fazer com que ele queira, de fato, participar da aula sendo necessária mais que uma evolução, mas uma revolução. "É preciso trazer essas metodologias ativas que no Brasil é de de certa forma recente, oferecer novas possibilidades, para assim conseguir engajar o aluno diante do conteúdo, mas conectando com aquilo que ele mais se identifique por meio de ferramentas, estratégias e tecnologias que tornem esse conteúdo muito mais atrativo", disse, ressaltando que isso fará com que o aluno aprenda, desenvolva e possa aplicar isso no mercado de trabalho.
 
Spohr aponta que dessa maneira é possível descentralizar o conteúdo que hoje, na maioria das vezes, é focado no professor, transferindo a responsabilidade na busca de um conhecimento mais aprofundado também para o aluno. "Ou seja, ele deixa de ser apenas um ouvinte e se torna até mesmo um próprio 'professor' participando do processo de ensino. Ele não só aprende, mas também ensina", exaltou. 
 
Já a professora Leandra Cristiane de Freitas exaltou as inúmeras possibilidades de enriquecer os métodos em sala de aula que foram apresentadas em curso. "Não é fácil prender a atenção dos jovens. É uma geração muito imediadista, competimos com smartphones o tempo inteiro, em contrapartida necessito prepará-los para o mundo do trabalho", disse, acrescentando que a expertise das professoras que estão ministrando a atividade comprova que é possível tornar as aulas  interativas, na qual o aluno constrói o seu conhecimento a partir das experiências dele.
 
Ao todo são quatro módulos. Os próximos acontecerão nos dias 30/04, 28/05 e 25/06, sempre das 9h às 12h, na sede da Escola de Administração (Rua Washinton Luiz, 855, Centro, Porto Alegre).