Micro e pequenas empresas registradas no CRA-RS terão acesso à índices exclusivos
30/06/2020

Micro e pequenas empresas registradas no CRA-RS terão acesso à índices exclusivos

A partir de levantamento realizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), as micro e pequenas empresas registradas no CRA-RS poderão acessar o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA). A ferramenta consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: finanças, gestão e desempenho. O estudo foi elaborado a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência, entre outras.

O principal objetivo é fazer com que as pessoas jurídicas registradas nos Conselhos possam ter domínio de informações da realidade de suas cidades. “Por meio do IGM-CFA é possível gerar um diagnóstico e, assim, os empresários e as empresas poderão conhecer melhor seus municípios para direcionar melhor suas ações”, explica o diretor de Gestão Pública do CFA, Fábio Mendes Macedo.

Os dados disponíveis na ferramenta podem ajudar os micro e pequenos empresários a planejar e desenvolver suas atividades com mais embasamento e assertividade. Uma das variáveis que compõe o indicador “Planejamento” é o atendimento à Lei de Incentivo às MPEs. Essa variável mede a implementação da Lei Complementar n.º 123/2006, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE). Por meio dessa legislação, as MPEs têm acesso a um tratamento simplificado e diferenciado e, para fomentar os pequenos negócios no município, o poder público precisa promover políticas de desenvolvimento para esse segmento da economia.

Para acessar

O acesso exclusivo é feito por meio do site www.igm.cfa.org.br. No portal, o empresário com negócio registrado no CRA-RS clica na aba “Acesso exclusivo”. Quem ainda não tem login e senha para ter acesso ao estudo precisa fazer um cadastro.

Uma vez preenchidas as informações solicitadas, é necessário aguardar a validação por e-mail. Após isso, a MPE terá acesso exclusivo ao IGM-CFA 2020. Além disso, as empresas obtêm toda a série histórica dos municípios que mais obtiveram estímulos para o desenvolvimento dos pequenos negócios no Brasil.