NOTA DE ESCLARECIMENTO: COMPOSIÇÃO DO COLÉGIO ELEITORAL NAS ELEIÇÕES DO SISTEMA CFA/CRA-RS
16/10/2018

NOTA DE ESCLARECIMENTO: COMPOSIÇÃO DO COLÉGIO ELEITORAL NAS ELEIÇÕES DO SISTEMA CFA/CRA-RS
O Coordenador da Comissão Permanente Eleitoral do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CPE/CRA-RS), por dever de ofício, torna público e vem esclarecer fato involuntário que afetou a composição do Colégio Eleitoral das Eleições do Sistema CFA/CRA-RS 2018. A geração do Colégio Eleitoral é realizada tendo como base o banco de dados do CRA-RS, dos profissionais adimplentes até o dia 18/08/2018. Ocorre que, na geração desse relatório, por erro no script do sistema utilizado, contratado de empresa de informática terceirizada (licitada), não foram incluídos no Colégio Eleitoral cerca de aproximadamente 1% (um por cento) do mesmo. Tão logo constatado o erro ocorrido, a CPE/CRA-RS comunicou ao CPE/CFA o fato, sendo que recebeu resposta, na data de 15 de outubro de 2018, informando que não é mais possível a reabertura do Colégio Eleitoral. Os ofícios encontram-se arquivados junto à documentação pertinente ao processo eleitoral de 2018. Diante disso, é importante destacar que no sítio www.votaadministrador.org.br consta a composição correta e atualizada do Colégio Eleitoral das Eleições do Sistema CFA/CRA-RS 2018. 
 
Erros desse tipo já ocorreram nas Eleições do Sistema CFA/CRA-RS, em gestões anteriores. No ano de 2014, não foram incluídos no Colégio Eleitoral em torno de 3.5% (três ponto cinco por cento) dos profissionais habilitados para votação, sendo que tal fato foi comunicado pelo Ofício CRA-RS nº 347, de 17/11/ 2014, assinado pelo coordenador da CPE/CRA-RS à época, documento arquivado no CRA-RS.
 
De qualquer forma, apesar de o quantitativo de não inclusão ter sido bem inferior, resta o pedido de escusas pelo erro e pelos possíveis transtornos causados aos profissionais das áreas da Administração do Rio Grande do Sul, o que servirá de exemplo para que situações desse tipo sejam cada vez mais mitigadas, mas que na eventualidade de sua ocorrência, sejam tratadas com transparência, como está sendo feito em 2018.
 
Porto Alegre, 16 de outubro de 2018.
 
Adm. Bruno José Ely
Coordenador da CPE/CRA-RS
CRA-RS 1.751